sábado, 2 de agosto de 2025

Aula inaugura curso Gestão de Escolas Públicas de Ensino Médio

É com imensa satisfação que compartilho com vocês minha participação na aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM), uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Ufal/Cied, realizada no final de julho de 2025 no campus A.C. Simões, em Maceió.


Tive a honra de representar o Reitor da Ufal na solenidade de abertura, ao lado de pessoa significativas da gestão estadual e nacional. Foi um momento significante de compromisso institucional da universidade com a qualificação dos gestores públicos de ensino médio em nosso estado.

Na ocasião, destacamos que a Ufal, por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da UAB, reafirma seu compromisso social com as juventudes brasileiras, em especial aquelas de Alagoas. Ofertando 575 vagas distribuídas em oito polos presenciais, o curso tem duração de 12 meses, com abordagem híbrida (EAD + encontros presenciais), e aborda temas como planejamento estratégico, gestão participativa, análise de dados e justiça curricular.

É também importante enfatizar que essa formação faz parte de uma política pública nacional para fortalecer a educação básica, oferecendo ferramentas para que os gestores escolares alinhem seus planos de gestão às demandas concretas das escolas e comunidades.

Por que esse projeto é tão significativo?

  • Impacto direto nas escolas públicas: ao formar dirigentes mais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, contribui-se para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

  • Integração com os territórios: o curso reflete as realidades locais ao articular teoria e prática no contexto dos polos em Alagoas.

  • Compromisso democrático e participativo: a Ufal e a Cied encarnam valores de justiça social e equidade, promovendo uma educação mais inclusiva e cidadã para as juventudes do Brasil.

Um convite ao diálogo

Convido a todos/as para conferir esse programa transformador que, sem dúvida, fortalecerá a gestão escolar pública e promoverá uma educação crítica, inclusiva e alinhada com as demandas sociais.

Agradeço a oportunidade de representar a Ufal e reafirmo o compromisso institucional com a formação de qualidade e o desenvolvimento social de nossas juventudes.

Visite o site da Ufal ou acompanhe os canais oficiais para mais detalhes sobre o curso e próximos eventos relacionados.

Aprendizagens Docentes com Tecnologias Digitais na Educação Básica durante a Pandemia da Covid-19

📢 Nova publicação científica!

É com grande satisfação que compartilho a publicação do artigo “Aprendizagens Docentes com Tecnologias Digitais na Educação Básica durante a Pandemia da Covid-19”, fruto de uma pesquisa que buscou compreender como professores da educação básica de Alagoas desenvolveram novas competências e estratégias pedagógicas diante dos desafios impostos pelo ensino remoto emergencial.


Durante a pandemia, as tecnologias digitais se tornaram essenciais para garantir a continuidade do ensino, mas também expuseram desigualdades e dificuldades de infraestrutura. Nossa investigação, com 139 profissionais da educação, revelou como os docentes se adaptaram, quais foram os principais obstáculos e quais aprendizagens levaram para a prática atual.

🔗 Acesse o artigo completo em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88612/55307

💡 A pesquisa evidencia a importância da formação continuada, de políticas públicas efetivas e de uma infraestrutura adequada para que a tecnologia seja, de fato, uma aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Convido todos a lerem e refletirem sobre como essas experiências podem contribuir para transformar a educação em um mundo cada vez mais digital e desafiador.

✍️ Deixe seu comentário sobre o tema no blog! Será um prazer dialogar sobre como podemos aprimorar o uso pedagógico das tecnologias digitais na educação.