Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Você sabe conduzir aulas com trabalho em grupo?

  🧩 Você sabe conduzir aulas com trabalho em grupo?

Se a sua resposta é "sim, mas nem sempre funciona como o esperado", este novo artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Básica pode te ajudar a transformar a sua prática! Intitulado “Formação de Grupos de Alta Performance na ABP”, o texto apresenta uma proposta concreta e aplicável para professores que trabalham com Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) — uma das metodologias ativas mais promissoras da atualidade.

O estudo, assinado por Evandro Coelho dos Santos Filho e Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, parte de uma pergunta central: por que alguns grupos funcionam bem e outros não, mesmo diante das mesmas propostas pedagógicas? A resposta está na forma como esses grupos são constituídos. A pesquisa traz um guia didático estruturado em oito etapas, que orienta a formação de grupos de alta performance, considerando aspectos como diversidade, engajamento, comunicação e complementaridade de perfis dos alunos.


Além de apresentar fundamentos teóricos sólidos, o artigo entrega uma ferramenta prática para que educadores possam planejar melhor os grupos de seus projetos, evitando frustrações e promovendo a verdadeira colaboração. O uso de metodologias ágeis também é destacado como diferencial para o acompanhamento e a autonomia dos estudantes. Em tempos em que se fala tanto de protagonismo estudantil e competências para o século XXI, essa leitura é essencial para quem deseja qualificar o trabalho em grupo na escola.

📄 Leia o artigo completo aqui: https://www.researchgate.net/publication/392691977
📚 Título: Formação de Grupos de Alta Performance na ABP
🗞️ Publicado na Revista Brasileira de Educação Básica, Ano 10, n. 33, jan-abr/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.