É com grande entusiasmo que compartilho uma notícia muito especial: meu novo projeto de pesquisa foi aprovado na chamada CNPq nº 18/2024, e, pelos próximos três anos, estarei desenvolvendo uma investigação nacional sobre os caminhos da transformação digital e da educação híbrida nas redes públicas de ensino do Brasil. Esta conquista vem acompanhada da renovação da Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ, uma das mais concorridas do país.
Mais do que uma conquista individual, essa aprovação representa o reconhecimento da relevância científica, tecnológica e social do tema, em um cenário em que repensar os modelos educacionais tornou-se urgente e necessário. Em tempos de profundas transformações, compreender como se dá a articulação entre cultura digital, metodologias híbridas e inovação pedagógica é fundamental para que a escola pública continue sendo um espaço de inclusão, aprendizagem e cidadania.
Receber novamente a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq é uma responsabilidade imensa. Trata-se de uma distinção concedida a pesquisadores que apresentam produção científica contínua, liderança acadêmica e impacto comprovado em suas áreas. Em um país com tantas adversidades e recursos escassos para a ciência, cada bolsa aprovada simboliza não apenas mérito, mas resistência e compromisso com o desenvolvimento do conhecimento e com a transformação social por meio da pesquisa.
Agradeço à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ao Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais e ao NEES, aos colegas da Rede RIEH e a todos que colaboram direta ou indiretamente com esse percurso. Ao CNPq, minha gratidão pela confiança renovada.
Seguimos firmes na crença de que pesquisar é também educar, transformar e construir futuros possíveis.
Em breve, trarei mais novidades sobre os primeiros passos deste novo ciclo de investigação!
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