sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nossa mensagem de Natal (2011)




Amigos,

Celebremos o Natal do Senhor com a alegria e o louvor dos anjos e dos
pastores, glorificando a Deus pelo “sinal” do seu amor manifestado em
Belém: 
um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa manjedoura”,
nosso Salvador. 

Com Maria, meditemos sobre os sinais do amor de Deus
em nossa vida, acolhendo o menino Jesus. 

Vamos celebrar e viver o
Natal de Jesus, fazendo que seus ensinamentos se tornem verdade em nossa vida! 
Feliz Natal, com a alegria e a paz do Senhor!

Estes são nossos votos para você, sua família e amigos.


Fernando, Cátia, Maria Fernanda e Luís Felipe

O NATAL EXISTE (Osvaldo Epifanio)

O Natal existe?

Se encerrei a meninice, ele existe?
Se cobri os ouvidos para os amores, ele existe?
Se adormeci para as dores vizinhas, ele existe?
Se o fingimento rasgou a minha pele, ele existe?
Existe,
Quando consigo alcançar todos os meus amigos
Com os afagos que eles merecem.
Quando apago as velhas zangas
E deito, num tom macio de vozes sinceras,
Toda a esperança nas francas melodias de carinho.
Se apago as cinzas da cobiça
E esvazio a indiferença,
 O Natal se faz inteiro e infalível;
Se espanto o egoísmo
E acelero a fé,
 O Natal, esse perfume de apego,
Afiança sua firme existência.
Apenas
O olhar afável,
O gesto atento, a força da ternura
E a esplêndida sabedoria dos simples
Revelam que o Natal não é uma data,
Mas um depoimento generoso dos amantes.

Tomara que eu acorde numa manhã ardente
E descubra que o Natal
É o ruído da Grande Paixão:
Eu existo para os outros. Eu não me pertenço!
(Osvaldo Epifanio, PIFE)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Revista da RIED com novo número online

(Recebido por e-mail)

Un nuevo número de la RIED Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, ha visto la luz este mes de diciembre de 2011. Se trata del vol. 14.2, que se edita tanto en formato impreso, como electrónico. Pueden

RIED tiene una periodicidad semestral. La dirige desde la UNED (España) el Profesor D. Lorenzo García Aretio, Titular de la Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (CUED) y se edita por la AIESAD en la UTPL de Loja (Ecuador).

Además, es posible consultar íntegramente, el contenido de todos sus volúmenes: http://www.utpl.edu.ec/ried  En estos momentos nos encontramos trabajando ya en el próximo número (Vol. 15.1) que, adaptándose al nuevo calendario de ediciones, saldrá el próximo mes de enero 2012.

Les invitamos a todos los CUED-listeros a su lectura, y a su consulta, cuyo contenido estamos seguros que podrá inspirar sus trabajos científicos. Igualmente, a cuantos investigadores y especialistas tengan interés por la Educación a Distancia y por las Tecnologías Aplicadas a la Educación, les invitamos a presentar sus originales remitiendo, de forma simultánea, sus originales a estas direcciones de email: ried@utpl.edu.ec y ried@edu.uned.es

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Propriedade Intelectual é tema de palestra

Na próxima sexta-feira, 16 de dezembro, das 10h às 12h, no auditório da FEAC, háverá uma palestra com o tema: "Propriedade Intelectual na EAD", proferida pelo Prof. Dr. Luiz Otávio Pimentel.

A equipe organizadora do evento convida a todos para participarem deste momento importante para o enriquecimento dos saberes sobre EAD, bem como divulgar dentre os demais colegas da Universidade.

Lista da Cátedra UNESCO da UNED divulga trabalhos na área

El encanto perdido del portátil: http://wp.me/p1HQSc-15w

10 Schools Encouraging Smartphones in the Classroom: http://wp.me/p1HQSc-15y

America Learning & Media: http://wp.me/p1HQSc-15A

Newsletter Educación 3.0: http://wp.me/p1HQSc-15C
Stanford’s Online Education Experiment: http://wp.me/p1HQSc-15E

Japan/Korea and U.S. Students: Cultural Differences in Web 2.0 Environments: http://wp.me/p1HQSc-15G
Los orígenes de Internet y la importancia del DNS: http://wp.me/p1HQSc-15I

Is a higher education institution defined by its research output?: http://wp.me/p1HQSc-15S

Enseñanza-Aprendizaje Virtual: El pensamiento computacional: http://wp.me/p1HQSc-15U

Un tercio de los desempleados españoles no ha usado nunca Internet: http://wp.me/p1HQSc-15W

Datos sobre el uso de redes sociales en España: http://wp.me/p1HQSc-15Y

La gran estafa de los títulos universitarios: http://wp.me/p1HQSc-162

Free Technology for Teachers: Educreations - Use Your iPad as a

Whiteboard and Record a Lesson: http://wp.me/p1HQSc-164

Renuncia de profesor universitario despierta debate sobre la escritura: http://wp.me/p1HQSc-16a

Alessio Hagen: “La tecnología educativa es el gran Talón de Aquiles de los profesores” http://wp.me/p1HQSc-16c

´Los portátiles aún se usan como sin sacarles partido´: http://wp.me/p1HQSc-16e

Patricia Ugaz Lock: "Los cursos virtuales no son exitosos para todos: se requiere madurez y compromiso": http://wp.me/p1HQSc-16i

Tecnología y escuela: lo que funciona y por qué: http://wp.me/p1HQSc-16m

domingo, 11 de dezembro de 2011

CIED disponibiliza novo site

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da UFAL disponibiliza seu novo site, com um novo designe e com muito mais informação para os internautas.

http://www.ufal.edu.br/cied

Histórico da CIED:

A Universidade Federal de Alagoas foi pioneira em Alagoas em oferecimento de curso de graduação a distância. Em 1996, visando à formação dos professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, criou o curso de licenciatura em Pedagogia, que foi também o primeiro curso de graduação a distância a ser reconhecido pelo MEC em Alagoas.
A institucionalização da EAD na UFAL começa a ser discutiva quando da ampliação das ações de EAD, inicialmente restritas ao NEAD, devido ao único curso ofertado, o de Pedagogia a Distância, com a ampliação das ações de EAD envolvendo a Unirede e o sistema UAB, outras Unidades Acadêmicas começaram a se envolver no processo, necessitando que a universidade pense de forma global o tema.
Nesse contexto, surge a necessidade de criação de uma Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED), proposta discutida e apresentada ao Comitê Gestor de EAD da UFAL, passando funcionar desde 2007.
A primeira gestão da CIED esteve sob a responsabilidade da Profa. Dra. Anamelea de Campos Pinto e da Profa. Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa. Neste momento da história, na virada do ano de 2011, com a posse do Prof. Eurico Lôbo como reitor da UFAL, a Cied tem à sua frente o Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado e o Prof. Ms. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel.

Acesse: http://www.ufal.edu.br/cied

Reitor da UFAL empossa nova equipe de trabalho

Do site: www.ufal.edu.br


O segundo dia de trabalho do reitor Eurico de Barros Lôbo foi marcado pela solenidade de posse da equipe da nova gestão. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (6/12), no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria. Foram empossados pró-reitores, assessores e coordenadores de setores estratégicos da instituição.
A consolidação das propostas apresentadas durante a campanha e o fortalecimento na política de gestão foram destacados pelo reitor Eurico Lôbo. Ele parabenizou a equipe e falou sobre o início de um novo tempo pleno de responsabilidades, para garantir mais avanços e mais crescimento qualitativo.
A vice-reitora Rachel Rocha ressaltou a importância de se consolidar o ciclo qualitativo já em andamento na Ufal, assim como trabalhar para o crescimento do desempenho da instituição em todas as áreas. “Vamos incentivar a valorização da cultura e o bom convívio entre a comunidade universitária dos três campi”, declarou.
Para formar a nova equipe, foram reconduzidos aos cargos os pró-reitores, Pedro Nelson Bonfim (Pró-reitoria Estudantil), Eduardo Lira (Pró-reitoria de Extensão) e Sílvia Regina Cardeal (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas). Os novos empossados são Amauri da Silva Barros, para a Pró-reitoria de Graduação; Valmir de Albuquerque Pedrosa, Gestão Institucional; e Simoni Meneghetti, para Pesquisa e Pós- graduação.
A professora Maria José Messias continua à frente da Chefia de Gabinete, a Assessoria de Comunicação passa a ser coordenada pela jornalista Simoneide Araújo, José Niraldo de Farias fica na Assessoria de Relações Internacionais e Valéria Ressurreição permanece como procuradora-chefe da Procuradoria Geral da Ufal. A equipe da Pró-reitoria de Extensão passa a contar com o professor Sérgio Onofre, como coordenador do Espaço Cultural.
Também foram reconduzidos os professores Fábio Marroquim, da Assessoria Jurídica, Rodrigo Ramalho, da Coordenadoria de Projetos Especiais, e Simone Nunes Ferreira, da Procuradoria de Educação Institucional. Francisco de Assis Monteiro permanece na Auditoria Geral, Rômullo Rogério Moreira, na Secretaria Executiva de Conselhos Superiores, e Maria do Carmo Cavalcanti, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).
Na solenidade, o pró-reitor de graduação, Amauri da Silva Barros, falou em nome da equipe e reforçou o início de um novo ciclo a partir da gestão de Eurico Lôbo e Rachel Rocha. Ele destacou os avanços da Ufal em todas as áreas durante os oito anos de gestão da reitora Ana Dayse Dorea e reforçou a importância do trabalho a ser empreendido para melhoria das áreas de graduação e pós-graduação e do Índice Geral de Cursos (IGC) da instituição.
Veja as fotos no site da Ufal.
Além dos empossados acima, também tivemos a posse da nova gestão da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, com o Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado como coordenador e eu, Prof. Ms. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, como Adjunto.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Garcia Aretio disponibiliza livro sobre EAD online

O Prof. Garcia Aretio, ícone da EAD no mundo, disponibiliza em seu blog um de seus livros mais usados em pesquisas sobre a Educação a Distância.

Segue mensagem recebida por meio da lista da CUEDISTANCIA.


En 1992 sentí la necesidad de redactar un libro que sirviese de guía a tantos y tantos ciudadanos de diferentes países de lengua española y portuguesa que sentían, curiosidad unos e interés por saber más otros sobre el fenómeno en desarrollo de la educación a distancia. Las tiradas de este libro se agotaron y hubo que reimprimirlo. Ha venido siendo en toda la década de los años 90 un referente en lo que podían suponer las bases de la educación a distancia.

Agotado hace algunos años y no pareciéndome oportuno reimprimirlo más, dada su obsolescencia, hoy cuento con el permiso editorial (Editorial UNED) para que pueda ser puesto a disposición de todos en formato
on-line. Se ha escaneado el libro completo y se pone a disposición del gran público preocupado y ocupado en esta modalidad diferente de enseñar y aprender.

A quienes se animen a consultar el libro EDUCACIÓN A DISTANCIA HOY (642 pp.), publicado en 1994, les agradeceré que lo lean con perspectiva del año 1992/1993 en que fue escrito. Ahí pueden descubrir cuáles eran mis saberes y sensaciones sobre este fenómeno que en aquellos años venía estando en auténtica ebullición. Hagan en mi blog algún comentario al respecto, pueden hacerlo en esta lista también. Se lo agradeceré.

Este libro, en el año 1994 y siguientes sirvió como texto básico de uno de los primeros cursos (en lengua española no conocía entonces otros) que íntegramente a distancia trataba de formar a docentes en esta modalidad educativa.

Les dejo, a través de mi blog, la presentación que escribí entonces (1992) en las páginas 7-9 del libro.

Accedan: http://aretio.blogspot.com/

Saludos cordiales.
Lorenzo García Aretio
----------------------------------------------------------------------
BENED: http://www.uned.es/bened
----------------------------------------------------------------------
Para el uso correcto de la Lista Cuedistancia:
http://www.uned.es/cued/recom_cuedistancia.htm
----------------------------------------------------------------------
Para darse de baja: http://listserv.uned.es/mailman/options/cuedistancia
o envíe un mensaje a cuedistancia-leave@listserv.uned.es

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Posse do Professor Eurico em Brasília

Hoje começou em Brasília o V Fórum dos Coordenadores do Sistema UAB. Eu e a Profa. Anamelea estamos representando a UFAL; ela como coordenadora da CIED e eu como futuro Vice Coordenador da CIED.

Tivemos um dia de muitas discussões, inclusive sobre bolsas, tutoria, fomentos, abertura de polos e com muitas interrogações de coordenadores de todo o Brasil.

Mas no meio da tarde estivemos no MEC para a posse do Prof. Eurico como reitor da UFAL. Foi marcante o discurso da Profa. Ana Deyse, emocionando a todos e despedindo-se de 8 anos de gestão.

O Prof. Eurico, na segunda-feira recebe o cargo na UFAL e transmite o cargo para a sua Vice, Profa. Raquel. Já na terça está marcada a posse dos cargos de pró-reitores, coordenadores da gestão central e alguns diretores que trabalharão na reitoria.









Seguem algumas fotos do dia.