sábado, 25 de junho de 2011

Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas


Em sua sexta edição, o EPEAL vem se consolidando como uma estratégia de socialização e troca de experiência entre pesquisadores em educação, com vistas a produzir significados sociais relevantes ao desenvolvimento da ciência. O evento tem por objetivo aprofundar discussões sobre o aspecto situacional da educação no Brasil, no Nordeste e em Alagoas como também, divulgar as discussões teóricas e as pesquisas científicas produzidas pelos docentes, alunos e ex-alunos do programa, bem como as dos demais pesquisadores em educação do Nordeste e do Brasil. O tema geral do referido evento intitula-se “O PAPEL DA UNIVERSIDADE HOJE: FORMAÇÃO, PESQUISA E COMPROMISSO SOCIAL”.

No mesmo período ocorrerá também o I Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação Seção Alagoas – I ANPAE/AL, evento que, a partir da recém criada seção estadual, marca o início dos trabalhos da ANPAE em Alagoas, instituição renomada que desde 1961 tem trazido inúmeras contribuições para a educação brasileira.


(texto do site: http://epealufal.com.br/)
Inscrições: http://epealufal.com.br/

Filhos (José Saramago)

Caros blogueiros e leitores de plantão,

hoje fui contemplado por um grande amigo, Deraldo Cedrim), com um belíssimo texto de José Saramago e que merece, no mínimo, nossa leitura e contemplação diante dos fatos.

Um abraço a todos!


FILHOS
Filhos são do mundo (José Saramago)

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até
de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.
Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto
aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais
acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem
escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios
sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de
como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores
defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter
coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém
pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da
incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então,
de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito
aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um
tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica,
sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam
retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é
entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os
fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não
fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu
coração já é deles.
Santo anjo do Senhor...

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e
aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que
mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!


"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver " 

José Saramago

 

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Etnossociologia do Conhecimento Profissional

Divulgando (enviado por Adriana Quixabeira)

CURSO DE EXTENSÃO EM INTRODUÇÃO À ETNOSSOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL

Docente: Dr. Telmo Caria, Professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal
Coordenação: Dra. Vera Fartes—FACED/UFBA
Público-alvo: mestrandos, doutorandos e pesquisadores interessados no tema
Período do curso: 26 a 29 de julho e 01 a 04 de agosto/2011
Horário do curso: 09:00h às 13:00h
Carga horária: 32 horas
Certificado: Mediante percentual mínimo de 75% de freqüência
Número de vagas: 35
 Investimento: R$50,00
 Local do curso: Faculdade de Educação – Faced/UFBA
 Período de inscrições: 30/jun  a 13/jul/ 2011 na FAPEX, pelo  site  www.fapex.org.br
Contatos:  (71) 3183-8459 e 3183-8460 (Aridiane - FAPEX)
(71) 3283-5279 (Ana Carolina - Faced/Ufba)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

TIC e educação é matéria da ÉPOCA

Mais uma vez a inserção das TIC é tema de reportagem de uma revista semanal.

Desta vez é a ÉPOCA quem apresenta uma matéria sobre o uso das tecnologias, em especial o uso de computadores, em sala de aula.


A Lição Digital, reportagem que apresenta um caso de sucesso de uma escola em São Paulo, também apresenta cinco práticas que "ajudam a tecnologia a ensinar".

Bem, dois fatos importantes: 

1º) De fato só a inclusão de computadores (ou qualquer outra tecnologia) não muda a realidade escola. E a reportagem deixa isso bem claro.

2º) Mas a reportagem ainda trata da educação como ENSINO... me parece que não aprenderam ainda que não estamos (ou não deveríamos estar) na perspectiva do ensino, de uma educação bancária, castradora e limitadora da sociedade.

Mesmo lendo a matéria, que é capa da edição de 20 de junho e disponível para seu Ipad, podemos observar que uma grande mudança que a inclusão das TIC deve impulsionar é a mudança da cultura educacional, numa perspectiva da colaboração, da inclusão, da participação...

Uma matéria sem muitas novidades, mas que podemos ler e comentar e comentar e comentar...
Online: 

Só para deixar claro, é uma questão ideológica e epistemológica. EDUCAÇÃO não é sinônimo de ENSINO, e vice-versa. 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Semana de Pedagogia UFAL abre inscrições para trabalhos

Do site: http://semanadepedagogiaufal.com.br/


O Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, o Colegiado do Curso  de Pedagogia  e o Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPed) apresentam a Semana de Pedagogia 2011 com a temática geral “A atuação do(a) pedagogo(a) na contemporaneidade: desafios e possibilidades”, no período de 01 a 05 de agosto, nas instalações do prédio do Centro de Educação, no Campus A.C. Simões, Tabuleiro do Martins, Maceió. O evento busca  analisar as múltiplas possibilidades de atuação que se apresentam ao(à)  pedagogo(a), levando em consideração os desafios e as possibilidades que fazem parte do cotidiano dos profissionais da Educação no Brasil e, em especial, em Alagoas. Espera-se que a Semana de Pedagogia 2011 seja um espaço de reflexão, de troca de saberes sobre questões significativas na atuação do(a) pedagogo(a), mas, sobretudo, um espaço que propicie a confraternização dos sujeitos que  ajudam a construir a Educação no estado de Alagoas, uma vez que “[...] as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” (Rubem Alves).

A estrutura do evento vai contar com a conferência de abertura referente a temática principal,  bem como 07 (sete) mesas-redondas e 40 (quarenta) minicursos/oficinas que vão aprofundar temáticas relacionadas ao universo docente; apresentação de  trabalhos produzidos pelos estudantes de  Pedagogia na forma de Comunicações Orais e Pôsteres Acadêmicos, bem como, Grupos de Trabalhos (GT) para discussão do processo de avaliação do Curso de Pedagogia, além de feira de livros e apresentações artístico-culturais.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente

Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente




Os grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação estão organizando o I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e o VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Vão participar pesquisadores do Brasil, da América Latina e de Portugal para tratar de questões relacionadas ao trabalho docente, do ensino fundamental ao superior.

Oficina sobre a voz do professor

Do site da UFAL: http://www.ufal.br/

Oficina Voz do professor


No dia 14 de junho será realizada a oficina “Voz do professor: uma tecnologia de interação nos processos de ensino aprendizagem”, sendo este o objeto de estudo do PIBIC 2010/2011 sob orientação da professora Anamelea de Campos Pinto e da pesquisa para a dissertação da mestranda e fonoaudióloga Maria Aurea Caldas Souto. O objetivo é despertar o professor para a compreensão da relevância do cuidado com a voz, sua principal tecnologia de trabalho. A oficina será realizada no auditório do Cesau, a partir das 14h.

Para se inscrever, clique aqui.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Tablets e educação

Tablet, você ainda vai ter um?

Bem, esta não é uma pergunta de marketeiro ou de vendedor. Esta pergunta está associada a reflexão de como as tecnologias e mídias estão se difundindo em nosso meio. 

Eu já postei anteriormente sobre os tablets, mas acabo de ler uma outra notícia sobre o uso destes aparelhos em âmbito educacional. Mais uma vez ainda sem comentários meus... preciso ler um pouco mais e aprofundar nas possibilidades, até pelo fato de que não podemos apenas "cair no modismo".


A notícia, publicada no portal de notícias do TERRA (http://www.terra.com.br/portal/), tem como título: Após lei, tablets podem ganhar espaço nas escolas brasileiras


Veja aqui parte da notícia, e leia completa em: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5172321-EI8266,00-Apos+lei+tablets+podem+ganhar+espaco+nas+escolas+brasileira.html


De objeto de luxo a material didático. O uso de tablets, computador portátil que tem forma de prancheta e funciona com tela sensível ao toque, como instrumento de aprendizado pode deixar de ser uma realidade distante para as escolas brasileiras depois que a Medida Provisória número 5341/11 foi publicada no Diário Oficial da União. Com os tablets fabricados no Brasil incluídos na Lei do Bem, que reduz os impostos do gadget, redes de ensino já veem o mecanismo como um investimento que cabe no bolso.
A medida lembra 2005, quando a lei foi lançada para baratear o custo de computadores no programa Computador para Todos, do Governo Federal, o que aumentou o número de colégios com áreas de informática. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais (Inep), o número de escolas de ensino médio com computadores no Brasil em 2003, era de 61. Em 2009, depois da Lei do Bem para computadores em vigor, o número subiu para 25 mil.
Para o presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (FEEESP), José Augusto de Matto, a inclusão dos tablets no incentivo governamental deve seguir o mesmo caminhos dos computadores e notebooks. "O número de escolas que usam tablets deve aumentar consideravelmente e em passos rápidos depois disso. É isso que as instituições particulares esperam do governo: uma ajuda nos seus investimentos", diz.
Exemplo disso é o Colégio Dante Alighieri, de São Paulo. De acordo com Valdenice Minatel, coordenadora de tecnologia educacional da instituição, a escola já pensa em um projeto de compra de tablets depois do barateamento. "Nós já temos há um tempo essa tecnologia, porém só possuímos cinco aparelhos, que são usados somente no ensino médio e no fundamental . Com esse incentivo, já consideramos investir ainda mais para que todas as séries possam os utilizar", afirma.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Os 5 grandes erros da educação virtual (blog João Mattar)

Navegando nos blogs dos amigos e educadores que trabalham com EAD, encontrei este material - muito oportuno - no blog do Prof. João Mattar. 

Muito bom mesmo! Disponível em: http://blog.joaomattar.com/

Os 5 grandes erros da educação virtual


The 5 Big Mistakes in Virtual Education Guillermo Ramírez Oct. 2010

Tradução fresquinha da Wanderlucy Czeszak no curso Design Educacional:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Projetos para conhecermos...

Estes dois projetos precisamos conhecer...

DEDOS - tabletas digitales en el aula http://www.citafgsr.org/educacion/dedos/

Territorio eBook - http://www.territorioebook.net/principal/index.php

Revista EDUTEC

REVISTA EDUCTE 2011

Revista de Educação Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas

ISSN 2179-3344

 
NOVA CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: A Revista EDUCTE é um projeto que visa corroborar com o desenvolvimento científico e tecnológico da região Nordeste e atender à demanda de pesquisadores que buscam socializar seus trabalhos. De caráter semestral, o foco da revista concentra-se na publicação de artigos científico-culturais e resenhas.

Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial e posteriormente encaminhados a consultores ad hoc. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa dos seus artigos. Em caso de aceite de trabalhos que necessitem de modificações pontuais, o Conselho Editorial entrará em contato com o autor, devendo o trabalho ser reformulado no prazo indicado. A metodologia científica para desenvolvimento dos artigos deve seguir as normas de submissão da Revista EDUCTE.

Envio de Textos Científicos: Até o dia 17/06/2011.

As Normas para Submissão estão na página: www.ifal.edu.br

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Terceira edição do Prêmio Instituto Claro reconhecerá projetos inovadores

Com o uso das novas tecnologias, os projetos devem transformar as realidades educacionais na escola e na comunidade

 

São Paulo, 18 de maio de 2011 – O Instituto Claro dá início a 3ª edição de seu Prêmio – Novas Formas de Aprender e Empreender. O objetivo da iniciativa é estimular e reconhecer projetos de educadores e empreendedores sociais de todo o país que contenham ideias inovadoras para o uso das novas tecnologias na educação, dentro da Escola ou na Comunidade. Serão R$ 150 mil em prêmios aos vencedores, que poderão participar na modalidade “Inovar na Escola” ou “Inovar na Comunidade”.

Podem participar educadores e professores, instituições educativas formais e não-formais, organizações do terceiro setor e público em geral, de todas as regiões do Brasil. Como requisito para inscrição é necessário que a ideia apresentada seja inovadora e com potencial de causar impactos positivos nos processos de aprendizagem. Também é importante que o participante tenha perfil articulador, de modo que possa identificar possíveis parceiros para auxiliar na implementação do projeto e efetivamente colocá-lo em prática.

Projetos premiados

Para os vencedores das edições anteriores, o prêmio é uma forma de reconhecer um trabalho desenvolvido ou mesmo incentivar uma ideia a ser implementada.

No ano passado, um dos projetos vencedores foi a “Gincana Tecnológica de investigação em química”. Realizada pelo Centro de Ciências de Araraquara, a iniciativa irá trabalhar ao longo de 2011 com cerca de 10.000 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do município de Araraquara. O responsável pela ideia, Luiz Antônio Andrade de Oliveira, mostra como sua participação foi importante para colocar em prática uma forma diferenciada de ensino e aprendizado. "O prêmio nos motivou, e ajudará na divulgação do conhecimento, no estímulo à participação, e na consolidação de uma metodologia interativa para se trabalhar com a química".

Já um dos contemplados da primeira edição, em 2009, foi o projeto “Convergência de mídias do curso regular de ensino à distancia”, do Colégio Militar de Manaus (AM), que atende os filhos de militares que servem em pelotões de fronteira do Exército na Amazônia. “Inscrevemos nossa ideia visando mudar os materiais didáticos utilizados naquele momento. Com o apoio do Prêmio Instituto Claro, melhoramos muito a qualidade dos nossos cursos”, explica o Major Robson, idealizador da iniciativa.

Desde 2009, o Prêmio Instituto Claro teve mais de 2.750 inscrições de todos os estados brasileiros. Ao todo foram selecionados 12 projetos que receberam no total R$ 250 mil em prêmios. “O Prêmio reflete a evolução do uso das tecnologias dentro e fora da escola e também em benefício da qualidade de vida das comunidades. Estamos muito satisfeitos com a evolução dessa iniciativa e por podermos mapear ações que estão sendo desenvolvidas em todo o Brasil”, afirma Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.

       As inscrições para essa terceira edição são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Instituto - www.institutoclaro.org.br, onde também é possível consultar o regulamento do concurso. O prazo para participar é até 09 de agosto e a premiação acontecerá até dezembro de 2011. Todos os projetos serão avaliados por uma comissão técnica composta por especialistas em educação, empreendedorismo e tecnologia e liderada por Paula Carolei, doutora em educação.


(recebido por e-mail do Instituto Claro)