segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Evento sobre EAD em Roraima (2011)


I Workshop de Tecnologia em Educação a Distância
De 16 a 18 de março de 2011
Boa Vista / Roraima - Campus Paricarana

Data limite para envio de arquivos: 10 de Dezembro de 2010
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Evento apoiado pela SBC

Segundo o Plano Nacional de Educação, as instituições de ensino superior, principalmente as universidades, por estarem no núcleo estratégico do sistema de educação superior, têm importância decisiva no desenvolvimento humano, pois são elas que formam a base do desenvolvimento científico e tecnológico, permitindo assim um maior dinamismo das sociedades atuais. Dentre as várias formas dessas instituições atingirem este objetivo, destacam-se a diversificação da oferta de ensino por meio da disponibilização de cursos modulares, cursos de extensão e eventos técnico-científicos que viabilizem maior flexibilidade e ampliação na educação continuada dos discentes do ensino superior.

sábado, 27 de novembro de 2010

Nova reportagem na Globo

A Rede Globo, no programa jornalístico Bom Dia Brasil, apresentou mais uma reportagem sobre a presença das TIC (em especial a Internet) no cotidiano escolar.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fotos do Módulo III do Capacita IV

Fotos do Módulo III do Capacita IV, ministrado no Polo Maceió, para professores de diversas unidades da UFAL, objetivando ambientá-los na modalidade EAD, como também refletir sobre a possibilidade de uso das mídias no proceso ensino-aprendizagem.

Fotos do evento da PUC/RJ

Fotos do evento de apresentação do TCC da especialização em Tecnologias em Educação, promovido em Maceió pela PUC/RJ, em parceria com o Estado de Alagoas e UNDIME.

Eu apresentei no 2º dia, terça-feira 23.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

TCC Especialização Tecnologias em Educação

Olá pessoal,

estou disponibilizando o texto do TCC que apresentei para a conclusão da especialização em Tecnologias em Educação, pela PUC do Rio de Janeiro.

TCC Especialização Tecnologias em Educação

Para referenciar este texto:

PIMENTEL, F.S.C. O papel da interação entre pares simétricos na construção de mapas conceituais. Rio de Janeiro: PUC-R. 33p. (especialização em Tecnologias em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenação Central de Educação a Distância. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.ebah.com.br/tcc-especializacao-tecnologias-em-educacao-doc-a90913.html. Acesso: 23 de setembro de 2010.

(modifique a data de acesso, dependendo do dia em que você acessou e utilizou)

Eventos e o Dia Nacional da EAD

Diretamente do blog do prof. João Mattar:

Dia Nacional da EaD no Second Life

21 de Novembro de 2010 @ 19:25 por João Mattar

Dois eventos em comemoração ao Dia Nacional da EaD ocorrerão no Second Life nesta semana. E os dois são gratuitos.

A RICESU promove palestras na sexta, 26/11, das 14 às 16:30, com o grupo da Unisinos.

Evento EAD RICESU2010 - Evento EAD RICESU2010

O Portal Educação promove o IV Simpósio Virtual em EaD durante todo o sábado, 27/11, cf. a programação. Estarei por lá das 11 às 12, conversando sobre Games em Educação.

Senac - AL promove evento sobre EAD

I Seminário de Educação a Distância do SENAC-AL: Reflexões e Perspectivas

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Data: 13 e 14 de Dezembro (das 19 às 22h)
Local: Auditório do SENAC Poço
Entrada: 1Kg de alimento não perecível
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Programação:
Dia 13/12/2010
Mesa-redonda "A PRÁTICA DOCENTE NA EAD"
Profa Doutoranda MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA (UFAL) Profa MSc. Wladia Bessa (IFAL) Prof. MSc. Aristóteles da Silva Oliveira (SENAC)
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Dia 14/12/2010
Mesa-redonda "GESTÃO E PRODUÇÃO DE CURSOS NA EAD" Profa. Dra. Anamelea de Campos Pinto (UFAL) Prof. Doutorando Vicente José Barreto Guimarães (SENAC) Profa.MSc. Jasete Maria da Silva Pereira (IFAL)

Mais informações: felipe.luciani@gmail.com

domingo, 21 de novembro de 2010

Critérios de avaliação de graduação na EAD

MEC publica critérios para avaliação de graduações por educação a distância
19.11.2010 - da redação de Ache Seu Curso

O Ministério da Educação publicou hoje no Diário Oficial um extrato do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Bacharelados e Licenciatura, na modalidade de educação a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O extrato deixa claro qual é o item de maior peso para avaliação dos cursos: o chamado “corpo social” inserido nele, ou seja, as variáveis referentes principalmente ao corpo docente (titulação acadêmica, regime de trabalho, se tem dedicação exclusiva à EAD ou não). O item de dedicação exclusiva à EAD aparece nos critérios como um indicador de destaque, indicando a valorização na análise dos cursos do docente especializado em formação a distância.

Os outros critérios, que têm menos peso do que o corpo docente, referem-se a dimensões como a da organização didático-pedagógica (número de vagas, perfil do egresso, conteúdos curriculares etc) e instalações físicas (gabinetes de trabalho, salas para atividades presenciais, bibliotecas etc).

O instrumento de avaliação será publicado na íntegra no portal do INEP. Leia a portaria com o extrato do instrumento abaixo:


PORTARIA No- 1.326, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2010

Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Bacharelados e Licenciatura, na modalidade de educação a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1.996, o Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001, bem como a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006, conforme consta no processo nº 23000.014385/2010-78, resolve: Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Bacharelados e Licenciaturas, na modalidade de educação a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, anexo a esta portaria.

Art. 2º O Instrumento a que se refere o Art. 1 será utilizado na avaliação dos cursos de graduação, na modalidade a distância, no Sistema Federal de Educação Superior, e será disponibilizado na íntegra, na página eletrônica do MEC, em www.inep.gov.br/superior/condicoesdeensino/manuais.htm .

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FERNANDO HADDAD

ANEXO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: BACHARELADO E LICENCIATURA - MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EXTRATO

Dimensões e Indicadores
1. Organização didático-pedagógica
1.1. Implementação das políticas institucionais constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional
- (PDI), no âmbito do curso
1.2. Auto-avaliação do curso
1.3. Atuação do coordenador do curso
1.4. Objetivos do Curso - INDICADOR DE DESTAQUE
1.5. Perfil do egresso
1.6. Números de Vagas
1.7. Conteúdos curriculares - INDICADOR DE DESTAQUE
1.8. Metodologia
1.9. Familiarização com a metodologia em EAD/ Programa de nivelamento/Outros
1.10. Estímulo a atividades acadêmicas
1.11. Estágio Supervisionado e prática profissional
1.12. Atividades Complementares
1.13. Atividades de Tutoria
1.14. Tecnologias de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem
1.15. Material didático institucional impresso (ou em outro formato) - INDICADOR DE DESTAQUE
1.16. Efetividade na utilização dos mecanismos gerais de interação entre docentes, tutores e estudantes
1.17. Coerência dos procedimentos de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem com a concepção do curso na modalidade EAD
1.18. Sistema de avaliação proposto para a verificação de desempenho dos estudantes – INDICADOR DE DESTAQUE

2. Corpo Social
2.1. Composição do NDE (Núcleo Docente Estruturante)
2.2. Titulação e formação acadêmica do NDE
2.3. Regime de trabalho do NDE
2.4. Titulação e formação do coordenador do curso
2.5. Regime de Trabalho do Coordenador do curso
2.6. Composição e funcionamento do colegiado de curso ou equivalente
2.7. Titulação Acadêmica dos Docentes - INDICADOR DE DESTAQUE
2.8. Regime de trabalho do corpo docente - INDICADOR DE DESTAQUE
2.9. Tempo de experiência de magistério superior ou experiência do corpo docente
2.10 Relação docentes (equivalente 40h) com dedicação exclusiva à EAD, por estudante no curso - INDICADOR DE DESTAQUE
2.11. Alunos por turma em disciplina teórica (Específico Presencial)
2.12. Número médio de disciplinas por docente
2.13. Pesquisa e Produção Científica
2.14. Formação e experiência do coordenador do curso em EAD
2.15. Qualificação/Experiência do corpo docente em EAD - INDICADOR DE DESTAQUE
2.16. Formação e titulação do corpo de tutores
2.17. Qualificação/experiência do corpo de tutores em EAD
2.18. Regime de trabalho do corpo de tutores
2.19. Relação docentes com dedicação exclusiva à EAD e tutores - presenciais e a distância (todos equivalentes 40h) por estudante no curso - INDICADOR DE DESTAQUE

3. Instalações Físicas
3.1. Sala(s) para docentes/ tutores/ reuniões
3.2. Gabinetes de trabalho para professores
3.3. Salas de aula
3.4. Acessos dos alunos aos equipamentos de informática
3.5. Registros Acadêmicos
3.6. Acervos da bibliografia básica - INDICADOR DE DESTAQUE
3.7. Livros da bibliografia complementar
3.8. Periódicos especializados, indexados e correntes
3.9. Laboratórios especializados - INDICADOR DE DESTAQUE
3.10. Utilização de biblioteca virtual

QUADRO DE PESOS

Dimensões de Avaliação

Nº indicadores

Pesos

1. Organização didático-pedagógica

18

40

2. Corpo Social

19

45

3. Instalações físicas

10

15

Matéria publicada no portal www.acheseucurso.com.br

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mudança de significados... de signos...

"A comunidade científica da área começa a olhar para esse projeto com o propósito de compreender as funcionalidades oferecidas pelo equipamento, as formas de operá-lo, o suporte que fornece para o desenvolvimento de atividades, as potencialidades para intensificar a aprendizagem ativa, uma vez que suas características permitem romper com a limitação espacial de acesso a computadores nos laboratórios de informática das escolas e a conexão à internet dá uma cobertura às áreas adjacentes da escola" (ALMEIDA. 2009, 86)




ALMEIDA, M. E. B. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009

domingo, 14 de novembro de 2010

És meu tudo

Eu e minha linda filha, Maria Fernanda, cantando na 1ª eucaristia do Colégio Santa Madalena Sofia.


Data: 13 de novembro de 2010

sábado, 13 de novembro de 2010

TIC em Blog

Tic em Blog na formação docente superior: narrativa de um formador

Luis Paulo Leopoldo Mercado

Resumo


Nesse estudo, descrevo e analiso uma experiência, de natureza autobiográfica, sobre a utilização do blog como interface didática pelos professores do ensino superior. Trata-se de um curso que envolveu o acompanhamento de um grupo de 16 professores do ensino superior em formação na disciplina Metodologia do Ensino Superior do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior. As atividades trabalhadas na formação envolveram a seleção de recursos tecnológicos nas atividades curriculares, subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, em que o conhecimento a ser construído se dá de forma compartilhada num espaço interativo entre professor e aluno. Essa análise demonstrou as potencialidades e dificuldades da ação pedagógica com integração de mídias na formação de professores do ensino superior.


Texto Completo: PDF

Projeto UCA - visitando escola

Equipe de pesquisadores e formadores visita 1ª escola do projeto piloto do UCA



Nesta sexta-feira, 12 de novembro, uma equipe de pesquisadores do UCA, formada pelo Prof. Fernando Pimentel (UFAL), Profa. Cacilda Buarque (UFAL) e Profa. Deborah (SEMED) visitaram a Escola de Ensino Fundamental Profa. Neide França, localizada em Saúde (Maceió).



A escola, apesar de estar situada na capital alagoana, é considerada de zona rural. Atende a pouco mais de 500 alunos nos três turnos e conta com pouco mais de 20 professores.

Durante esta visita foi apresentado, de forma sistemática, o projeto UCA aos professores e foi realizado um diagnóstico com alunos, professores e coordenação pedagógica. Este levantamento de informações objetiva o direcionamento da formação que vai ser ministrada aos gestores e formadores ainda neste ano de 2010 e sob responsabilidade dos formadores do NTM e NTE.


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como Aprender a Aprender a Distância (3)

Aqui estou disponibilizando algumas participações de especialistas na área e que responderam na lista de discussão da Catedra da UNESCO.

Julia
El tema que planteas es enorme, en mi opinión se puede tratar desde tres puntos de vista. El primero en relación a la preparación de los profesores, tanto en su labor pedagógica, como en la técnica.
El segundo es en relación al estudiante, tomando en cuenta su preparación para este tipo de sistema, así como la familiarización con la plataforma y el tercero es la plataforma a emplear.
Observa el orden y sobre esa base se puede buscar con mayor utilidad experiencias en este campo.
Saludos
DrC. Carlos Bravo Reyes
http://aula.catedradigital.info

Hola Julia, un libro que te puedo recomendar es el de Christine Talbot, llamado "Estudiar a
distancia", que aborda temas como:

1. Prepararse para la tarea futura
2. Conocerse a sí mismo como alumno
3. Aprendizaje electrónico
4. Los aspectos prácticos del estudio
5. Obtener apoyo
6. Recursos para estudiar
7. Sacar el máximo provecho de la experiencia de aprender a distancia
8. Elaborar un proyecto de investigación
9. La información específica del curso

Es decir, da indicaciones a los alumnos acerca de cómo ser tal en un proceso formativo a distancia.
Saludos.
Alejandro Joaquin Alfonso

Hola Julia:
Muy interesante la iniciativa.
Comparto este documento elaborado por mi que describe cuestiones vinculadas a la formación virtual.
Espero pueda ser de aporte al documento:
http://www.slideshare.net/pdellepiane/formacin-virtual-o-en-red-3317733

Un saludo, Paola

Estimada Julia, sobre tu duda te escribo lo siguiente: Cuando se decide ser estudiante a distancia, la primera impresión pareciera como ir a vivir a una isla desierta, donde la soledad es nuestra única compañera.

Acostumbrados a los estudios tradicionales, cuyos elementos implicaban; estar en un aula, el maestro “transmitía” sus amplios conocimientos, se hacían tareas, se presentaban exámenes, se recibían calificaciones con la aprobación o no del curso. Es ahora cuando se emprende el vuelo en un proceso de aprendizaje a distancia con elementos parecidos, pero con grandes variantes que presento a continuación.

1. MOTIVACIÓN
A diferencia de otras ocasiones, el interés por estudiar es personal: una motivación intrínseca em donde nadie obliga a estudiar. Por lo tanto la motivación no depende de otros factores externos, como los maestros o compañeros; tampoco proviene de nuestros papás, quienes nos inscribían, compraban materiales y nos llevaban a la escuela.

Ahora, se estudia por nuestra propia iniciativa, nuestra atención se dirigirá a lo que nos interesa o sentimos que necesitamos; nos concentraremos más y podremos producir aprendizajes significativos, justamente por la autodirección que inicia de lo que ya sabemos y lo que queremos saber.

2. ESPACIO:
El lugar para estudiar ya no es la escuela, sino nuestra casa o el lugar que destinemos para eso; no escuchamos físicamente al maestro, sino a diversos autores de las lecturas que hacemos e indagamos, siguiendo las directrices de los materiales didácticos; el medio de comunicación es a nuestra elección: correo electrónico, teléfono, comunicación impresa o en línea.

3. CONTROL
El control de nuestro estudio no está en manos de un maestro: ahora no sólo somos los actores principales, sino los administradores, controladores, planeadores y ejecutores de nuestro aprendizaje, que está centrado en cada uno de nosotros; fijamos nuestras propias metas, ritmos y procedimientos. El nombre de “maestro” se cambia por “asesor” y “facilitador”, entendiendo que él no nos enseña, sino que nos acompaña en nuestro proceso de aprendizaje; luego entonces, nosotros no somos “alumnos”, sino “estudiantes”.

4. PERFIL
Una de las ventajas de ser adultos es nuestra experiencia e inserción al campo laboral; el estúdio nos llevará de la teoría a la práctica, en un ir y venir. En esa interrelación aplicaremos aquello que estamos estudiando, ayudando a mejorar nuestro quehacer. Por otra parte, el estar laborando limita nuestros tiempos para el estudio, por lo que necesitamos organizarnos de tal manera que administremos de la mejor manera nuestros horarios.

Entre los mitos que existen en el tema de la educación a distancia, destaca la creencia de que El estudio es para los tiempos libres, cuando estemos sin otra cosa qué hacer. Visto así, tenemos poços espacios desocupados, ya que siempre habrá algo por hacer; es necesaria autodisciplina y responsabilidad para asignarnos días y horas que destinaremos al estudio independiente, de la misma manera en que haríamos cuando tomamos clases presenciales, en donde sabemos que entramos y salimos a una hora determinada y apartamos ese horario para tal fin.

5. MATERIALES Y MÉTODOS
Los materiales didácticos en la educación a distancia están diseñados precisamente para el estúdio independiente; los estudiantes damos seguimiento al diseño instruccional, que, combinado con El método de estudio personal, nos permite construir nuestro proceso de apropiación de contenidos y saberes.

Entendiendo que cada estudiante construye su método, éste marcará las actividades, selección de estrategias de aprendizaje, procesos, normas, reglas, procedimientos y condiciones personales que se adaptarán a los particulares estilos de aprendizaje y a cada etapa y contenidos. De esta forma también se evalúan los logros y desempeños de una manera autoevaluativa.
Las interacciones con otros compañeros son muy necesarias, ya que el aprendizaje es social,
aprendemos con otros y de otros. Algunos medios propician más las interacciones como son los cursos en línea, en donde el trabajo en equipo, los foros de discusión, los foros de exhibición, el Chat y los correos electrónicos permitirán una comunidad de aprendizaje en donde hay posibilidades de colaboración, de humanizar el ambiente y de encontrar un sentido de pertenencia e identificación.

6. ROL
Aprender a aprender a distancia lleva tiempo; nos significa reconocer nuestros estilos de aprendizaje, ser gestores activos de nuestros procesos orientados a metas, con plazos trazados, y descubrir nuevas formas y medios de interacción con nuestro asesor, nuestros compañeros, los contenidos y con uno mismo

Nuestros rasgos como estudiantes a distancia son perfilados con base en nuestra motivación, perserverancia, cumplimiento de metas y nuestra sistematización del estudio, los hábitos de lectura, actitudes dinámicas, flexibles, críticas, selectivas y todo lo que implica ser un Autodidacta.
La autogestión también implicará la metacognición, saber reconocer qué aprendí, cómo lo aprendí y de qué me va a servir personal y profesionalmente.

El rol activo del estudiante a distancia implica hacer una planificación previa de las actividades a realizar, acordes con los contenidos, objetivos y tiempo que queremos destinar para abordarlos. De esta forma, nuestras aproximaciones a los materiales de estudio, dependiendo del medio estarán planificadas y reforzadas con las interacciones con otros compañeros que tienen intereses y objetivos comunes.


7. TIEMPOS
Cuando estudiábamos en forma presencial, sabíamos cuándo iniciaba o terminaba un semestre; ahora nosotros fijamos nuestros tiempos y ritmos: sabemos que, a pesar de estar en un programa abierto em tiempos y flexible en la temporalidad de entrega y culminación de nuestros productos y módulos, la administración y gestión de este programa académico, dada su naturaleza, existen tiempos máximos permitidos para cada módulo a los que finalmente nos tenemos que sujetar.

Una de las ventajas de la educación a distancia es el manejo del tiempo en una forma asincrónica, esto quiere decir que se puede trabajar, incluso interactuar en diferentes horarios al del asesor y de los compañeros. De esta forma la comunicación a pesar de no ser simultánea en tiempo, puede fluir de una forma continua, cercana y efectiva.

8. COMUNICACIÓN:
La interacción que tenemos con otros compañeros se puede por varias vías, la plataforma nos da espacios para interactuar con más compañeros del curso. Esta interacción nos sirve para aprender de otros y con otros, acompañarnos y construir juntos el proceso de apropiación del conocimiento, tanto individual como grupal.

La interacción con más contenidos la tenemos a través de Internet, en donde tenemos acceso a um número ilimitado de información que seleccionamos de acuerdo a nuestras necesidades y búsquedas.

Conclusión: El perfil del estudiante a distancia requiere capacidades para autodirigirse, tomar decisiones por sí mismo, trabajar a su ritmo y decidir cuándo requiere el apoyo del asesor; la autogestión y autorresponsabilidad son elementos básicos en el estudiante a distancia, ya que éste establece sus metas y objetivos. Las relaciones que establece no son lineales, dada la variada interacción de contenidos con el asesor y sus compañeros, en donde la participación activa permitirá un aprendizaje colaborativo y significativo.

saludos coridales
Patricia de Aguinaga
Universidad de Guadalajara

Hola Julia.

En la Universidad del Valle en Colombia hace tiempo venimos desarrollando el curso de Metodologías de Autoformación tanto con estudiantes para educación a distancia como para estudiantes presenciales y su foco principal está en brindar estrategias y herramientas para fomentar la autonomía en El aprendizaje articulando las TIC, entre ellas el Campus Virtual de la Univalle que se soporta em Moodle. La experiencia según la evaluación de los estudiantes les ha resultado muy positiva.
Puedes encontrar los materiales y otras actividades directamente en:
https://proxse13.univalle.edu.co/campus/moodle/course/view.php?id=733
o
http://campusvirtual.univalle.edu.co/

Saludos a todos.
Enith Castaño Bermúdez
http://autonomiayvirtualidad.blogspot.com
Coordinación Metodologías de Autoformación - MAF
Nuevas Tecnologías y Educación Virtual
Universidad del Valle

domingo, 7 de novembro de 2010

Formação UCA, por Beth Almeida

Originalmente disponível em: http://ucasp.wordpress.com/


Veja apresentação realizada pela professora da PUC-SP na última formação em São Paulo do UCA-SP na Escola de Formação da SEE.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Como aprender a aprender a distância (2)

Olá pessoal, blogueiros, professores e estudantes da EAD ou das TIC!

Tomando como base as repercussões da postagem anterior "Como aprender a aprender a distância", e depois de receber uma mensagem gerada pela lista de discussão da Catedra UNESCO de Educacion a Distancia, estou postando aqui uma ideia:


A idéia seria gerar um documento com recomendações sobre como organizar o estudo, que ações são desejáveis para realizar e que a aprendizagem seja eficiente e eficaz, e assim por diante... Nesse sentido, a necessidade da literatura sobre o assunto, e também as opiniões de vocês é fundamental.


E então, topam participar? Postem o comentário de vocês ou enviem por e-mail:


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"Como se aprende a aprender a distância?"

Hoje recebi um e-mail de um amigo com uma questão bem pertinente sobre a EAD: como se aprende a aprender a distância?

Vejamos o relato dele.

"...no passado resolvi retomar meus estudos e tentar uma pós-graduação ... Encontrei um curso na minha área de trabalho - Gestão em Telecomunicações. Após algumas consultas por telefone e contatos via e-mail, resolvi matricular-me. E aí é que começou a questão que eu não havia formulado antes: como deve ser o planejamento para se obter aproveitamento em um curso à distância?

A Instituição possui como ferramentas uma biblioteca on-line com os materiais das aulas, um ambiente de "sala de aula virtual", com chat, fórum de dúvidas e área de contato com os demais alunos que cursam a mesma disciplina. cada disciplina deve ser concluída em 30 dias, com 15 dias de tolerância. Acima disto e sem nenhum contato do aluno, este é considerado desistente. Para cada disciplina deve-se responder a uma prova virtual e trimestralmente, provas presenciais. Ao final do curso (de 18 meses) deve-se apresentar uma monografia.

Não consegui, naquele momento, entender o ritmo, a hierarquia e o planejamento que deveria ter para seguir o cronograma. Confesso que a idéia de "estudar nas horas vagas", "faça seu próprio horário", fez com que as coisas parecessem mais fáceis do que realmente eram, e não consegui concluir nem a primeira disciplina no prazo exigido e tranquei a matrícula. Passado um ano resolvo agora retomar o curso e me vejo ainda com dificuldade de adaptação a falta de instrumentos consolidados nas minhas experiências anteriores de aprendizagem como aulas presenciais, o debate direto com o professor e colegas de turma, o trabalho em equipe, o compromisso geográfico da presença diária nas aulas.

Bem, estou prestes a interromper o estudo mais uma vez. Nunca tive problema em dedicar-me em um curso presencial, mas tenho a impressão que a adaptação a aprendizagem à distância não é para todos.

Mas antes de jogar a toalha e desconfiando que muitos devem ter esta mesma impressão que tive, pergunto: como se aprende a "aprender à distância"?


E então, que podemos responder a esta pessoa e a tantas outras que se encontram nesta mesma situação? Como ajudá-los a compreender o processo da EAD?

Aguardo os comentários de vocês!