sábado, 30 de janeiro de 2010

Estratégias de ensino colaborativas e cooperativas




Já publiquei aqui no blog, no ano passado (2009), o resultado de algumas pesquisas sobre educação cooperativa e educação colaborativa, inclusive com a postagem de mapas conceituais que estou utilizando em minha dissertação.
.
Hoje, por meio do Mestrando Paulo Simões (Pedagogia do E-Learning na Univ.Aberta - Portugal) via Twitter, encontrei uma experiência de estratégias para ensino cooperativo e colaborativo.
.
Destaco especificamente as definições para Aprendizagem Cooperativa e Aprendizagem Colaborativa de JENNIFER JON FARR divulgadas pela Profa. Teresa Pombo por meio do seu Twitter:

A aprendizagem colaborativa é um método de ensino e de aprendizagem em que a equipe de alunos atua em conjunto para explorar uma questão importante ou criar um projeto significativo.

Aprendizagem cooperativa é um tipo específico de aprendizagem colaborativa. Na aprendizagem cooperativa, os alunos trabalham em pequenos grupos em uma atividade estruturada. Eles são responsáveis individualmente pelo seu trabalho, e o trabalho do grupo como um todo também é avaliado.
.
Para ler sobre as estratégias, e compreende-las visite o site: http://ow.ly/124Y9
.
Para conhecer trabalhos da Profa. Teresa Pombo: http://profteresa.net/blogue/

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pionerismo no uso de telefones móveis na educação


Quer conhecer uma experiência de uso de telefones móveis em educação superior? Visite o site da Abilene Christian University, que desde 2008 desenvolve atividades com esta tecnologia.
.
Há uma boa reportagem sobre o assunto em: http://ow.ly/11XVV ...

E a experiência da Abilene Christian University mostra que proibição do uso de celular em sala de aula não é vantagem para o ensino ou para a aprendizagem.

.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

E a EAD?

Perspectiva da EaD no Brasil
Do site: Centro de Educação a Distância (UnB)

A Educação a Distância veio para ficar, contrariando as previsões dos mais reticentes a essa modalidade de ensino. Segundo estudo do Portal e-Learning Brasil os investimentos em educação a distância devem se manter e em 2010 o investimento deve chegar aos R$ 3 bilhões ao ano.

A entidade registrou que entres os anos de 1999 e 2005, os gastos feitos por empresas e escolas envolvendo iniciativas como treinamento de funcionários, cursos rápidos, graduação e pós-graduação somaram R$ 470 milhões. Somente em 2005, foram R$ 168 milhões.

O presidente do Portal e-Learning, Francisco Antônio Soetti, ainda considera esses números tímidos. "Esses dados dizem respeito a 71 organizações, que representam apenas 14% do universo que declaram já terem utilizado a educação a distância com uso de tecnologia no Brasil", explica.

Sobre a distribuição dos investimentos, o estudo aponta que os recursos foram dirigidos em grande parte em conteúdo on-line (48%), serviços e sistemas de gestão (29%) e controle do aprendizado em salas de aula virtuais (23%).

domingo, 24 de janeiro de 2010

Campus Party TV

Campus Party, terá seu início amanhã, mas a TV que transmitirá o evento já está sendo montada e você pode acompanhar pelo link: http://tv.campus-party.org/



....Considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo, o Campus Party é um encontro anual realizado desde 1997, que reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores com a finalidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.
.
....Visite o site do Campus Party: http://www.campus-party.com.br/Home.html

"Por Deus, tenham um blog!" Papa Bento XVI


Do site: Yahoo! tecnologia

Por Philip Pullella

VATICANO (Reuters) - Por de Deus, tenham um blog!, disse o papa Bento 16 aos padres católicos neste sábado, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para espalhar as mensagens do evangelho.

Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o papa, 82 anos e conhecido por não amar computadores ou a Internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o "rico menu de opções" oferecido pelas novas tecnologias.

"Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais --imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites-- que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização", disse ele.

Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das "mudanças culturais de hoje" se quiserem chegar aos mais jovens.

Mas Bento 16 alertou os padres de que não tentem tornarem-se estrelas da nova mídia. "Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos", disse ele.

No ano passado um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi lançado, oferecendo um novo aplicativo chamado "O Papa se encontra com você no Facebook", e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do Papa nos iPhones ou iPods dos fiéis.

Bento 16 ainda escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam a cargo de colocá-los em conteúdo digital.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Uma curiosidade

Hoje percebi, por meio do site ShinyStat, que faz o registro das visitas deste blog, uma curiosidade: neste mês de janeiro estamos tendo mais visitas de internautas do Rio de Janeiro, superando Maceió, a capital aonde residimos e mantemos este blog. Vejam o gráfico:


Rio de Janeiro: 37%

Maceió: 10,55%

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

XVI Workshop de Informática na Escola – WIE 2010

21, 22 e 23 de julho de 2010 (Belo Horizonte)


TICs e educação para inclusão social e tecnológica e promoção da cidadania


O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação, como um dos eventos do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na escola.

O tema do XVI WIE é “TICs e educação para inclusão social e tecnológica e promoção da cidadania”. Busca-se que os trabalhos a serem submetidos, relacionem-se em algum grau com o uso das TICs na escola, em especial com o tema do evento de uso de TICs para promoção da inclusão social e tecnológica e da cidadania, e abordem perspectivas inovadoras do ponto de vista educacional e ou tecnológico.

Datas Importantes:

* 08/03/2010 - Data limite para submissão de trabalhos


* 19/04/2010 - Notificação de aceitação

* 17/05/2010 - Data limite para envio das versões finais

Informações adicionais - Disponível no site do evento em: http://www.inf.pucminas.br/sbc2010

domingo, 17 de janeiro de 2010

PUCRS oferece especialização em EAD

Dos sites: http://ead.folhadirigida.com.br/ e http://www.ead.pucrs.br/

PUC-RS oferece especialização em EAD, com ênfase em docência e tutoria


A PUC-RS Virtual inscreve, até 29 de março, para o curso de pós-graduação Especialização em Educação a Distância, com ênfase na Docência e na Tutoria na EAD. As matrículas deverão ser feitas de 5 a 9 de abril, com início das aulas em no dia 26 do mesmo mês, e término em novembro de 2011. A duração total do curso é de 360 horas/aula, mais 6 meses para realização do TCC.

O curso é destinado a raduados com Diploma de Licenciatura Plena (qualquer licenciatura, onde se inclui a Pedagogia), ou outra graduação, com experiência no uso do computador e acesso à Internet. A metodologia enfatiza o trabalho colaborativo com atividades desenvolvidas no MOODLE, Ambiente Virtual de apoio ao Ensino e à Aprendizagem (AVEA) da PUC-RS, apoiados por sistemas de comunicação e informação na Internet e com supervisão dos professores e da equipe do curso.

O AVEA do curso possui diversos recursos assíncronos e síncronos, tais como Chats, fórum, sala de entrega de trabalho individual e de grupo, glossário, wikipedia, blog, lição, questionários diversos, arquivos com materiais de apoio, dicas em áudio, dicas em vídeo, segmentos multimídia para download ou acesso via streaming (vídeo por demanda com acesso via Internet), entre outros. Todas as atividades do curso ocorrem via MOODLE, com exceção das provas e da defesa do TCC que devem ser presenciais.

A taxa de inscrição é de R$ 60, mais matrícula de R$ 195,10 e 17 mensalidades do mesmo valor. Mais informações no www.ead.pucrs.br




sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS



Muito alegre eu Ti pedi o que era meu, partir!
Um sonho tão normal.
Dissipei meus bens, o coração também.
No fim, meu mundo era irreal.

Confiei no Teu amor e voltei.
Sim aqui é o meu lugar!
Eu gastei Teus bens ó Pai e Te dou,
este pranto em minhas mãos.

Mil amigos conheci disseram adeus.
Caiu a solidão em mim.
Um patrão cruel levou-me a refletir:
meu Pai não trata um servo assim!

Nem deixaste-me falar da ingratidão;
morreu no abraço, o mal que eu fiz.
Festa, roupa nova, anel, sandálias aos pés; voltei
à vida, sou feliz.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Luto

Nossa família está em luto.
.
Perdemos a companhia precoce de nosso amado Arthur Tenório Austrilino, meu primo, falecido nesta manhã.
.
Oremos para que Deus possa recebê-lo em seus braços.
.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Discurso não proferido

.
.
Mais informações:
.

Descanso eterno!


“Quem acolher em meu nome uma criança, estará acolhendo a mim mesmo”

(Mt. 18, 4-5)

Minha reverência e admiração por uma mulher cheia de amor que soube realmente colocar em prática os ensinamentos de Jesus.

Recebe, Senhor, em tuas veredas.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Vestibular para cursos da UAB/UFAL

Do site da UFAL: www.ufal.br

Vestibular dos cursos a distância da Ufal

Estão abertas até o dia 31 de janeiro, via internet, as inscrições para o Processo Seletivo Específico da Universidade Aberta do Brasil com vistas ao preenchimento das 980 vagas para ingresso nos Cursos de Graduação em Física, Matemática e Pedagogia – Licenciatura e Sistema de Informação – Bacharelado. As provas serão realizadas no dia 21 de fevereiro e o resultado sai dia 3 de março.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Pesquisa sobre #eadsunday do Twitter

.
Olá blogueiros e twitteiros, desde 22 de novembro de 2009 que estamos participando de discussões e partilha sobre a EAD no Twitter, por iniciativa do Prof. João Mattar.
.
Gostaríamos de analisar algumas questões e gostaríamos de sua participação, respondendo as questões abaixo. Basta clicar em comentários e responder!

1. Como e quando ingressou no Twitter?
2. Como soube da tag #eadsunday?
3. Sua participação é ativa ou apenas acompanha as discussões?
4. O que lhe faz acompanhar a tag #eadsunday?
5. Que considerações você faz sobre o uso do Twitter para discutir a EAD?
6. Quais os pontos positivos e os negativos desta discussão acontecer aos domingos?
7. Para você, o que foi mais relevante nas discussões da tag #eadsunday?
.
Aguardamos suas respostas. Obrigado.

Fernando Pimentel
@educacaoonline
.


Para descontrair... apenas

sábado, 9 de janeiro de 2010

Discussão sobre EAD no Twitter



Todos os domingos estamos discutindo temas e partilhando informações sobre a Educação Online no Twitter, por meio da tag #eadsunday

Neste domingo estamos sugerindo o seguinte tema: COMO DEVE SER A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO NA EAD?
Uma tag no Twitter serve como uma “sala” ou como uma aglomeração de postagens sobre um mesmo assunto ou situação.

Como participar?
Se você já tem pefil no Twitter procure (pelo search do próprio Twitter) por #eadsunday
Nesta tag (sala) você vai acompanhar as postagens de várias pessoas sobre esta temática.

E você pode também deixar sua contribuição. Basta inserir #eadsunday no final de suas postagens.
Exemplo:
A formação docente para EAD exige elementos específicos para esta modalidade #eadsunday

E se você não possui pefil no Twitter é só criar. Lá estou como: http://twitter.com/educacaoonline

Pode me adicionar!
Um abraço, lhe encontro amanhã no Twitter!
.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ações do docente da EAD

Segundo a Profa. Mª del Carmen Llorente Cejudo (Universidad de Sevilla, España, a partir de Ryan y otros, 2000, p.110), eis os quatro “tipos” de ações que o docente assume em espaços de aprendizagem configurados na EAD:

E sobre tutoria, vejamos algumas de suas observações:

...podemos concebir la función tutorial como “la relación orientadora de uno o varios docentes respecto de cada alumno en orden a la comprensión de los contenidos, la interpretación de las descripciones procedimentales, el momento y la forma adecuados para la realización de trabajos, ejercicios o autoevaluaciones, y en general para la aclaración puntual y personalizada de cualquier tipo de duda” (Padula, 2002, en Valverde y Garrido, 2005).

En definitiva podemos decir que es un proceso de orientación, ayuda o consejo, que realizamos sobre el alumno para alcanzar diferentes objetivos como son: integrarlo en el entorno técnico-humano formativo, resolverle las dudas de comprensión de los contenidos que se le presente, facilitarle su integración en la acción formativa, o simplemente superar el aislamiento que estos entornos producen en el individuo, y que son motivo determinante del alto abandono de los estudiantes en estas acciones formativas.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tutoria online: tema gerando discussão

No último dia 18 de dezembro (2009) coloquei um posta aqui no blog sobre os pontos de vista do presidente da Abed Fredric Litto, comentando sua participação num Workshop em Ribeirão Preto, quando ele fez críticas a postura da USP em relação a EAD.
.
Ontem recebi, por meio de uma lista da a Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (UNED - http://www.uned.es/cued/) e que participo desde o ano passado, um e-mail de Yadira Lozada, da Universidad Nacional Abierta (Venezuela-Centro Local Aragua) compartilhando sobre as questões que levantei em contraposição a Litto, quando fala sobre tutoria. Veja o e-mail de Lozada e depois registre sua opinião.
.
Estimado Fernando Pimentel, saludos, gracias por contestar.

Entiendo que hay dos visiones, una que postula el endiosamiento absoluto de la
tecnología como centro de conocimiento, y la otra que entiende que dicha
tecnología es solo un medio y que requiere del ser humano para su gestión y
administración.

Por supuesto que estoy de acuerdo con que un tutor en Educación Superior
requiere de altos niveles de formación por la diversidad de participantes a ser
atendidos por el. El perfil de este tendría que ajustarse al área del conocimiento
donde se desempeñe, y mucho más en el ámbito universitario. Esto no es para
nada elitista. Un médico cirujano para operar, necesita especialización,
igualmente un individuo para tutorear a futuros profesionales en una Universidad
necesita lo propio. Creo que es digno de seguir discutiendo esto, porque se
tiende a creer que lo único necesario es el personal que administre las
plataformas tecnológicas, cuando en realidad el trabajo colaborativo está entre
la tecnología y la educación. Episteme o Tecne, es allí donde la discusión es más
álgida creo yo, y donde debemos alzar nuestra voz, para atender el significado de
la Educación Universitaria y de la tutoría en una modalidad a distancia.

Yadira Lozada
Universidad Nacional Abierta
Venezuela-Centro Local Aragua
.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mestrado com inscrições abertas

Do site: www.ufal.br


Inscrições abertas para Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

De 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2010 estarão abertas as inscrições para o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. O número total de vagas ofertadas é de até 15, que serão preenchidas por ordem de classificação dos candidatos aprovados e ofertadas preferencialmente até três vagas para cada uma das cinco áreas de formação (Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia).

.

Poderão se inscrever candidatos com diplomas de Licenciatura Plena em cursos reconhecidos pelo Mec nas áreas citadas anteriormente. As aulas serão ministradas às quintas, sextas e sábados.

.

Mais informações no site da Propep ou através dos telefones (82) 3221-8488 e 3326-4159.

.