domingo, 29 de novembro de 2009

Pesquisadores discutem EAD aos domingos no Twitter


Para que serve mesmo o Twitter?
Lembra aquele microblog e ao mesmo tempo rede social chamado de Twitter e que muitos ainda perguntam para que serve, se apenas são permitidos 140 caracteres por postagem?
.
Pois é, eis uma das possibilidades: um grupo de pesquisadores, incluindo João Mattar e Paulo Simões, tem se reunido aos domingos para discutir temas da EAD por meio do Twitter, juntamente com pesquisadores de Portugal.
.
Quer participar? Basta clicar no link de busca do Twitter a tag #eadsunday, quando estiver conectado ao Twitter e depois é só participar das discussões ou propor uma nova temática.
.
O debate sobre o tutor nos cursos de EAD está bem proveitoso. Vamos espalhar o debate. Venha participar!
.

Biblioteca Digital Mundial



A UNESCO lança oficialmente o site da Biblioteca Digital Mundial.

Hoje recebi um e-mail da amiga Profa. Mary Scofield informando do lançamento do site da WDL. Visitei o site e fiquei encantado com tudo o que ele disponibiliza.
.
Vale a pena conferir, mas já adianto que professores de Geografia e História, além de Antropologia e Ciências Políticas vão utilizar bastante este recurso. Inclusive pela riqueza de imagens disponíveis.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mini-curso: Uso do blog na Educação

Para construir o seu blog, você pode seguir o seguinte tutorial:
(mas você encontra outros na internet)

I Encontro UAB - manhã do 2º dia

Esta manhã do 2º dia do I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil trouxe contribuições signifiactivas para a discussão sobre a EAD.
.
Os trabalhos foram iniciados com a palestra Mídia Educação e Educação a Distância na Formação dos Professores, sob a responsabilidade da Profa. Maria Luiza Belloni.
Sua principal contribuição foi no sentido de pensar a formação dos professores para acompanhar os avanços da cultura, numa convergência dos paradigmas educacionais.
Segundo a professora Belloni, é fundamental que os professores saibam atuar com as tecnologias e mídias para poder acompanhar seus alunos e fazê-los utilizar as mídias de forma crítica.
.


Na segunda parte da manhã tivemos a mesa Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, sob a mediação da Profa. Maria Elizabeth Almeida (PUC-SP) e a participação das professoras Ana Maria Borreto (Chile) e Vani Kenski (USP).
A Professora Borreto apresentou um programa de formãção de tutores que é desenvolvido no Chile, baseado inclusive nos estudos de GillY Salmon. Segundo ela, percorre-se um caminho para a profissionalização do tutor.
Mudança e flexibilidade! Estas foram as duas palavras que marcaram a apresentação da Professora Kenski. Para ela avaliação e acompanhamento dependem do modelo de EAD. "É preciso entender a cultura online"!
.
Após as apresentações seguiram-se alguns questionamentos e depois cada membro da mesa fez suas ponderações finais.
E para refletirmos: "É preciso pensar no currículo! Não somente no uso das TIC na edducação"! (Beth Almeida)
Observação: Professora Deise Juliana Francisco (UFAL) registra sua indignação a falta de comprimento dos horários... parece que temos os mesmos problemas em todos os lugares!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Encontro Internacional da UAB

Hoje deu-se início ao I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
.
Após a solenidade de abertura tivemos duas apresentações, sendo uma do Prof. Carlos Bielchowsky (SEED/MEC) e do Prof. Celso Costa (CAPES).
.
Gostaria de destacar alguns pontos da palestra do Prof. Carlos, sob o tema Políticas Nacionais de Educação a Distância.
.
Para o secretário, que apresentou vários indicadores (assim como da ABED e do ENADE), a EAD vem dando destaque a uma política de democratização do ensino, inclusive o ensino superior, quando cerca de quase um milhão de pessoas hoje fazem algum curso nesta modalidade de educação.
.
Mas a EAD não pode expandir em detrimento da qualidade. Para ele "o limite da expansão é a qualidade", e neste sentido a SEED vem acompanhando/supervisionando 38 IES, cerca de 80% da oferta de EAD no Brasil e os principais problemas encontrados são:
  • terceirização das atividades acadêmicas
  • conteúdo, material didático e avaliação em desequilíbrio
  • avaliação desconectada dos professores
  • falta de apoio ao estudante e
  • polos indignos


O Prof. Celso, em sua palestra sobre O Sistema Universidade Aberta do Brasil, fez uma retrospectiva histórica ao mesmo tempo em que apontou as perspectivas políticas para os próximos anos. Segundo ele estamos chegando ao tempo em que não mais iremos fazer distinção entre a modalidade presencial e a modalidade a distância.
.
Apresentando vários índices, ele evidenciou a meta do Governo para que, em média, nenhum brasileiro precise se deslocar mais de 100km para poder chegar a um polo da UAB, e para isso grandes investimentos estão sendo realizados.
.
A questão, para podermos chegar a esta meta, é recordar o que disse o Prof. Carlos e investir na formação dos formadores, inclusive investir na produção de materiais de qualidade, um sistema de tutoria eficaz e professores que saibam realmente fazer docência online...
.
Amanhã segue o evento e buscarei trazer as informações mais relevantes do evento.
Um abraço.

Internet para crianças e jovens

Internet supera a televisão e o celular, entre as preferências das crianças e adolescentes da Espanha, segundo estudo da Universidade de Navarra.

Quatro de cada dez jovens tem sua própria página na web ou é gerador de conteúdos digitais. 70% frequentam redes sociais na internet.


"Este estudio, fruto de la actividad realizada por el Foro Generaciones Interactivas desde su constitución el pasado año, muestra y caracteriza a los niños y adolescentes españoles, de edades comprendidas entre los 6 y los 18 años, como una generación que hace un uso intensivo de las nuevas tecnologías. Además, pone de manifiesto los numerosos retos educativos y sociales que se plantean y la necesidad de un compromiso global para fomentar y garantizar un uso adecuado y responsable de las pantallas por parte de los jóvenes."

Acompanhe toda a matéria em: http://www.generacionesinteractivas.org/?p=1616

Começou Congresso Acadêmico da UFAL




domingo, 22 de novembro de 2009

Número de alunos por Tutor



Hoje, atualizando-me diante dos periódicos semanais e também por meio de meus contatos (via Twitter), deparei-me com a notícia da Revista Época sobre o projeto que tramita no Congresso Nacional sobre o número de alunos por sala.
.
É uma boa idéia limitar? Sim, creio que sim, principalmente quando percebemos o papel de mediador de conhecimento que deve ter o professor.
.
Mas... e nas salas virtuais? Nos AVA? Qual o número ideal de alunos para cada tutor?
Evidentemente que estas perguntas não merecem respostas simplistas. Merecem debates e considerações.
.
Só queria mencionar o fato de que, diante as pesquisas sobre a presença e atuação de tutores em cursos na EAD, tudo vai depender da intencionalidade pedagógica do curso. Se ele é construído numa perspectiva monológica (entenda-se Taylorismo e Fordismo) o tutor é mera figura decorativa, subcategoria da docência.
.
Mas se o curso é elaborado numa perspectiva dialógica o tutor tem uma grande contribuição e responsabilidade (e tenho visto cada coisa estranha). Para muitos o problema esta na nomeclatura (tutor). Para mim o problema esta na arquitetura pedagógica, na intencionalidade do curso (e da instituição que promove o curso).
.
Convido-os a ler a matéria da Revista Época
e comentarem, discutindo sobre a necessidade de limitar o número de alunos por tutor, ou por professor na EAD.
.
Um bom domingo!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SIIE 2009

Esta é a apresentação que Cleber Nauber está utilizando em Coimbra, hoje mesmo, na apresentação do nosso artigo sobre Microblogs e seu potencial de uso em educação.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Virtual Educa 2009 - fotos

Eis algumas fotos dos "alagoanos" (PPGE_UFAL) no Virtual Educa 2009 - Argentina




Fotos enviadas pelo mestrando Ibsen Bittencourt

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Refletindo sobre Edublogs

Ontem mencionei um texto que li sobre Edublogs, e comentei que nesta semana faria uma reflexão diante de um posicionamento do autor do texto que não concordo.
.
Então vamos lá!
.
Não basta a intenção para um blog ser um edublog.
.
....A intencionalidade pedagógoca é apenas um dos aspectos carcterizadores de um edublog. Mas além desta singularidade um edublog tem como característica um layout (designe) que promova ou direcione para o aprendizado. Ou seja, a interface é elaborada com a inserção de GADGETS que se complementam ou que facilitam a navegação, a hiperxtualidade e a ação hipermidiática.
.
....Em algumas experiências, um professor até pode utilizar um blog como um repositório de textos ou atividades de sua disciplina, criando um portfólio (ou webfólio), mas nos questionamos se não seria minimizar o potencial de uma ferramenta da web 2.0, que tem como princípio a co-construção... Mas na Internet as coisas sempre estão se re-criando. Talvez esta maleabilidade também nos permita usar um blog apenas como repositório, ou da forma como quisermos (?!)
.
....Poderíamos nos perguntar se esta "proliferação" e blogs, e muitos até então ditos educacionais, estão sendo um sinal de uma mudança paradigmática do modelo pedagógico ou se estão sendo utilizados para reproduzir o modelo tradicional de ensino, sem construção de significados e sem desenvolvimento cognitivo.
.
....Eis alguns pontos (características) que um blog deve ter, segundo o que tenho pesquisado e que tem proporcionado aprendizagem. Um edublog deve:
.

1. Ter clareza nos objetivos
2. Oferecer instruções para atividades
3. Oferecer atividades complementares
4. Ter sugestão de avaliação ou finalização de atividade
5. Ter um nível de facilidade de leitura e compreensão da linguagem utilizada
6. Ter sugestão de questionamentos que estimula discussão
7. Ter sugestão de atividades onde o aluno precisa refletir com base em seus próprios conhecimentos

8. Indicar referências utilizadas e/ou referências sugeridas para pesquisa
9. Ter coerência entre animação (imagens, vídeos) e conteúdo.
10. Adequar tempo proposto para realização de atividades
11. Proporcionar facilidade de navegação
12. Ser acessível

13. Possibilitar utilização por outras disciplinas
14. POssibilitar interação nos post’s
15. Adequar os post’s ao tema geral do blog
16. Promover colaboração nas atividades

....Evidentemente que nem todas as características estarão em todos os blogs. Em breve estaremos comentando cada uma destas características. Por hora fica a nossa reflexão inicial.

....Um abraço!

Convite para banca de defesa

Nosso amigo e pesquisador, Prof. Carloney Alves Oliveira, convida para a presenciar a sua banca de defesa de mestrado, onde estará apresentando e defendendo a pesquisa intitulada "Utilização do Moodle no curso de Licenciatura em Física a distância da UAB/UFAL".

Professores da banca: Prof. Dr. Elton Casado Fireman - orientador (CEDU-UFAL)
Profa. Dra. Eliane Schlemmer (UNISINOS)
Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado (CEDU-UFAL)

Dia: 30/11/09 - 09:00 horas

Local: Auditório do CSAU

obs.: breve divulgaremos o resumo da pesquisa

domingo, 15 de novembro de 2009

Programação detalhada do SIIE 2009

Site da 11ª edição do Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 09) que acontecerá entre os dias 18 a 20 deste mês em Coimbra - Portugal divulga programação.
.
Nosso amigo Cleber Nauber já está se encaminhando para Coimbra onde, juntamente com o Prof. Luís Paulo Mercado, estará participando, nos representando e apresentando nosso trabalho Microblogs e seu potencial de uso em educação.
.
Segundo a programação geral o trabalho será apresentado no anfiteatro B, na seção 2.2 - Experiências inovadoras de integração das TIC no Ensino/Aprendizagem Jovens, Telemóveis e Escola, no dia 18 às 16h30 (horário local).

Edublog...

Hoje li um texto no site Educarede sobre o uso de blogs na educação.
.
Tenho uma visão um pouco diferente do autor, José Carlos Antonio, mas para não influenciar o leitor deste blog, vou colocar meu posicionamento num outro post, ainda esta semana. Por enquanto convido-os a ler o que está no blog Professor Digital , e depois conversamos. O texto tem algumas coisas que devemos levar em consideração, mas outras...
.
Um bom domingo!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

5 Stage Model, by Gilly Salmon



Aprovado no Exame de Qualificação

Hoje, como alguns já sabiam (inclusive quem me acompanha pelo Twitter), foi o dia do meu Exame de Qualificação da Dissertação do Mestrado.

O Exame de Qualificação no Mestrado tem por objetivo avaliar o conhecimento geral do aluno dentro da subárea de concentração, bem como sua capacidade de síntese e de transmissão de conhecimentos. No PPGE_UFAL, especificamente na linha de pesquisa que realizo meus estudos e investigações, este exame é realizado quando o aluno já tem seu referencial teórico construído (denominado de "estado da arte"), como também já fez a coleta de dados e iniciou a análise destes dados.
.
A banca de avaliação foi constituída por: Profa. Dra. Filomena Moita (UEPB), Prof. Dr. Luís Paulo Mercado (UFAL) e minha orientadora, a Profa. Dra. Cleide Jane Costa (UFAL).
.
O exame foi um momento muito rico, onde eu pude escutar as orientações, as analises e as instruções de cada professor para seguir com meus estudos já visando a defesa da dissertação. Cada um colaborou com sua visão, contribuindo para o enriquecimento da minha pesquisa.
.
Foi muito bom poder escutar a Profa. Dra. Filomena Moita dizer que meu trabalho já "tinha cara de pronto", mas isso não significa que não tem nada a ser acrescentado... mas que já está bem avançado. Bom também escutar o Prof. Luís Paulo dizer que ficou com a sensação de que falta algo... é isso mesmo. E sei que ele disse isso pois conhece o que posso fazer e sempre busca algo mais em cada um de nós.
Agradeço imensamente a Profa. Cleide Jane pelo apoio e pelas orientações. Sei que temos muito a conversar!
.
Agradeço a todos que diretamente e indiretamente partilham deste momento comigo, principalmente os de casa (Cátia, Mafê e Lipe), os da família (Mamãe, Lelle, Belle, Charles, Anielle) e os amigos que perto ou distantes mandaram suas manifestações de carinho e apreço.
.
Resultado da qualificação? Fui aprovado! Agora é seguir as orientações da banca e preparar-se para a defesa, no primeiro trimestre de 2010!
.
A seguir algumas poucas fotos de hoje!


Nova programação do evento da UAB

Do site: http://uab.capes.gov.br

Encontro internacional de educação a distância tem nova programação

Estudiosos de três países estão entre os palestrantes do 1º Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que acontece nos dias 23 a 25 de novembro, em Brasília. O evento vai reunir 600 coordenadores e tutores do Sistema para discutir os desafios e propostas para a educação a distância no país. Além de definir a programação, o encontro divulgou em sua página os trabalhos inscritos para apresentação.

Foram selecionados trabalhos nas temáticas modelos pedagógicos; avaliação da aprendizagem e sistemas de acompanhamento do estudante; institucionalização da EaD nas instituições de ensino superior públicas; gestão de polos; inovações tecnológicas; e produção de material didático. Os trabalhos serão apresentados nos formatos pôster, solução tecnológica e trabalho completo.

Para acrescentar experiências internacionais, estarão no evento Ana Maria Patiño, do Centro de Aperfeiçoamento, Experimentações e Pesquisas Pedagógicas do Chile (CPEIP), que participa de debate sobre avaliação; Jesús Martín Cordero, conselheiro de educação da embaixada da Espanha, fala sobre material didático; e Hermano Carmo, professor da Universidade Aberta de Portugal, que faz apresentação sobre limitações do e-learning.

Programação – o encontro terá conferências, mesas-redondas, pôsteres e um stand de soluções em tecnologia da informação e comunicação em educação.

Entre os temas a serem trabalhados estão o desenvolvimento da educação a distância (EaD) nas instituições de ensino superior públicas brasileiras; inovações na área; e os processos de institucionalização da UAB. O encontro pretende também partilhar os resultados da investigação científica e analisar os processos de formação de recursos humanos em EaD.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eventointernacional.uab@capes.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Ínformações também pelo telefone (61) 2022-6414.

Confira a página do 1º Encontro Internacional da Universidade Aberta do Brasil.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Virtual Educa 2009

Acompanhe online o Virtual Educa 2009

Vídeos, áudios, fotos e muito mais.

Clique aqui.

Mestrado "profissionalizante" na UFAL

Do site: http://www.cedu.ufal.br

Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática coordenado pelo professor Elton Casado Fireman foi aprovado pelo CTC da CAPES/MEC.


O Comitê Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) aprovou o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na última reunião realizada no final de outubro.

O curso é dirigido a profissionais licenciados em biologia, física, matemática, pedagogia e química, que exercem a docência na Educação Básica e buscam uma prática educacional diferenciada. Segundo o coordenador do Mestrado, professor Elton Fireman, o curso tem o objetivo de qualificar os professores que ensinam ciências e matemática em Alagoas, visando intervir nas práticas de docência com inovações metodológicas e instrumentais.

O mestrado está previsto para começar em março de 2010, terá duração de dois anos e dispõe de até 15 vagas para professores que lecionam e possuem vínculo empregatício, mas os detalhes do edital ainda serão definidos pelo colegiado de curso este mês. As linhas de pesquisa são Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Esse curso vem atender à demanda que existe há anos, de professores que querem se qualificar nessas áreas. O mestrado é uma nova proposta para melhorar o ensino das disciplinas consideradas duras; ciências e matemática.” afirma Amauri da Silva Barros, diretor do Instituto de Matemática.

O curso começou a ser articulado em 2007 e envolve o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e os institutos acadêmicos; de Matemática, Física, Química e Biotecnologia e de Ciências Biológicas e da Saúde, funcionará na sede da Usina Ciências, e utilizará o espaço físico destas unidades.
.
.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Congresso Acadêmico da UFAL

Universidade Federal de Alagoas estará realizando, nos dias 23 a 28 de novembro, o Congresso Acadêmico, com vários eventos simultâneos, mini-cursos, oficinas, apresentações de trabalhos...

Clique no site para mais informações e para se inscrever.

Site do evento: http://www.ufal.edu.br/congressoacademico

Estarei ministrando, junto com o Prof. Mestrando Ibsen Bittencourt, o mini-curso O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO na terça-feira, dia 24 de novembro. Horário: 08h às 12h.

Para se increver nos mini-cursos e oficinas: http://www.ufal.edu.br/congressoacademico/inscricoes-1

.

Educação de Adultos em 10 anos...

Educação de adultos será realizada quase que totalmente online, dentro dos próximos dez anos

Do site: EcoDiario.es , direto de Madri


Um estudo da publicação da Universidade de Oxford, Oxford University Press, prevê a educação de adultos será maioritariamente on line em 10 anos. O estudo concluiu que os alunos de aprendizagem on-line se obter um resultado 59% comprovada, em comparação com 50% dos alunos que ensinam de forma convencional.
.
Dados da Editora da Universidade de Oxford sugere que este aumento da eficiência é devido a dois fatores principais: o desenvolvimento de novas tecnologias que podem criar instrumentos eficazes para a aprendizagem não-comparecimento, e o surgimento de instituições e especialistas na criação editorial na área de conteúdo e-learning.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Educação a Distância - o estado da arte" ganha prêmio Jabuti 2009

EAD em festa! O livro Educação a Distância: o estado da arte ganhou prêmio Jabuti neste ano de 2009.

O livro ficou em 3 lugar no Prêmio Jabuti deste ano, na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise, sendo que os 2 primeiros colocados são livros de Psicologia/Psicanálise.

A cerimônia de premiação aconteceu na Sala São Paulo, no último dia 04 de novembro, e os 2 organizadores, Fredric Michael Litto e Marcos Formiga, estiveram representando o livro, composto por 61 capítulos de renomados autores da Educação a Distância.

Virtual Educa Online

Virtual Educa 2009 terá apresentações de trabalhos por meio de fóruns de discussão.


O trabalho Desafios do Orkut na pesquisa online, de Profa. Ms. Carmen Lúcia (UFAL), será apresentado nesta modalidade. O fórum para a apresentação já se encontra aberto no endereço: http://www.virtualeduca.info/fveducaarg.

Quem desejar participar do fórum precisará se inscrever.


sábado, 7 de novembro de 2009

Blog Webcurrículo



Blog Web Currículo da PUC-SP faz referência ao post que registramos com apontamentos da mesa redonda com Beth Almeida e Bette Prado, coordenada pelo Prof. Luís Paulo Mercado, na IV Bienal em Maceió.
Esta parceria é importante para a divulgação científica e para que possamos ampliar nossa rede de estudos e pesquisas.

Novo Orkut



...e quem está estudando as redes sociais na Internet não pode deixar de ler a análise de Alex Primo sobre a interface do "novo" orkut em seu blog.

O novo orkut, que mais uma vez inicia a criação de redes a partir de convite, apresenta uma nova interface, mais jovial e as organizações de grupos (comunidades) parece estar mais usual do que antes.

Evidentemente que alguém depois deve analisar o impacto desta nova interface do orkut para as comunidades que estão utilizando esta possibilidade da web 2.0 para fins educacionais, intitucionais ou livres...

Pesquisa Webgráfica de GTI

Pesquisa Webgráfica

1) NAVEGUE PELOS LINKS ABAIXO E IDENTIFIQUE NO PERIÓDICO VISITADO OS SEGUINTES DADOS:

  1. Nome do Periódico
  2. Vinculado a qual instituição?
  3. Periodicidade?
  4. Principais critérios para submissão de artigos
  5. Número de publicações
  6. Há algum artigo no periódico direcionado a sua pesquisa ou ao tema que você está trabalhando?

2) INDIQUE MAIS 3 LINKS DE REVISTAS CIENTIFICAS NA ÁREA DE GESTÃO DE TI

Modelo para se referenciar uma revista (periódico), conforme a NBR 6023:

Os elementos essenciais são: título, local de publicação, editor, datas de início e de encerramento da publicação, se houver.

Exemplo:

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-


Modelo para se referenciar um artigo publicado num periódico conforme a NBR 6023:

Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, quando se tratar de artigo ou matéria, data ou intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte (se houver).

Exemplos:

PIMENTEL, F.S.C. Formação de professores e novas tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada de professores. Tecer Conhecimento, Recife, v.1, n. 2, p.55 - 63, 2007.

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.


Lista de links para a pesquisa webgráfica:

Anderson, Elton e Marbyo:

http://www.jistem.fea.usp.br/index.php/jistem/issue/archive

http://computerworld.uol.com.br/

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65551997000300005&script=sci_arttext

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0104-530X&lng=pt&nrm=iso

Mario, Rogério, Sérgio e Wallasce:

http://publica.fesppr.br/index.php/rnti/

http://www.faef.br/

http://www.assevim.edu.br/agathos/3edicao/index.php

http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/contecsi/

Atenção: Disponibilize o resultado da pesquisa webgráfica clicando em comentários. Para cada periódico um comentário. Naõ esqueçam de identificar o grupo que realizou a pesquisa.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Revista Acadêmica dos Maristas



Irmãos Maristas lançam on line a edição no. 01 da Revista Educacion@l, a primeira revista acadêmica da Gerência Educacional.

http://marista.edu.br/2009/10/16/revista-educcional-edicao-01/

Essa revista será publicada bimestralmente e para quem desejar ter seu trabalho acadêmico publicado, deve entrar em contato com Carla Floriana cfloriana@marista.edu.br, analista da Gerência Educacional responsável pelo editorial da Revista.
Em breve será informado o registro da revista na Biblioteca Nacional, o que fará com que as publicações tornem-se válidas para o meio acadêmico, e também serão apresentadas informações quanto aos procedimentos e critérios para publicação.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pixon e HQ



Usando o Nestor com o Firefox

Quem utiliza o browser Firefox já deve ter tido algumas dores de cabeça ao tentar usar o soft Nestor para a produção de mapas conceituais.

Ontem recebi um e-mail de Edméa Santos informando que para usar o Nestor com o Firefox basta colocar este navegador como o principal ou como o primeiro navegador do seu computador! Ou então desativando o Internet Explorer...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Beth Prado e Beth Almeida em Maceió

Olá internautas de plantão e visitantes deste blog!

Trago aqui neste post alguns comentários sobre a terceira mesa redonda ocorrida ontem no Seminário de Educação realizado na IV Bienal Internacional do Livro em Alagoas, onde tivemos a oportunidade de refletir sobre o uso das mídias na educação; sendo mediada pelo Prof. Luís Paulo Mercado e tendo as professoras Beth Prado e Beth Almeida como integrantes, apresentando seus artigos publicados na revista nº 79 do INEP, totalmente dedicado ao estudo da integração das mídias na educação.

A Profa. Beth Prado apresentou suas considerações a respeito da gestão das mídias nos espaços e contextos educativos, e sobre a necessidade da formação dos professores passar pela proposta da reflexão na e sobre a sua prática pedagógica. Segundo a pesquisadora, é fundamental que o uso das mídias pelos professores seja um meio para que a reflexão aconteça, visando a melhoria da educação e o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens deve ser considerado a partir da gestão deste espaço como lócus da reflexão.

Beth Almeida, que já morou em Maceió e tem um filho alagoano, como ela mesma frisou no início de sua apresentação, buscou "acalmar" aqueles que ainda tem uma visão dicotomizada da educação a distância versus educação presencial. Cada MODALIDADE tem suas especificidades, mas buscam os mesmos objetivos. O que não é viável é usar as mídias e tecnologias para repetir os erros de algumas abordagens que tem sua origem na educação presencial.

O uso das mídias, segundo a professora, deve ser planejado e efetivado quando existem elementos que não podem ser realizados e aplicados sem o uso das mídias, ou seja, não se deve usar pelo simples fato de estarem em alta na "moda" ou no marketing dos grandes grupos educacionais, mas deve ser levado em conta a partir do contexto cultural que hoje vivenciamos. A escola não pode continuar preparando os alunos para um mundo que não existe mais. Precisamos olhar em volta e descobrir as potencialidades, como no próprio exemplo utilizado pela Profa. Beth Almeida: "O que os jovens fazem com o celular? Muita coisa! O que menos fazem é realizar chamadas... E como estamos utilizando esta realidade?" Eu mesmo já tinha realizado um comentário aqui no blog sobre isso, mas em relação ao uso dos aparelhos de MP3 em sala de aula.

No final da mesa redonda, abriu-se espaço para os participantes questionarem as professoras e tive a oportunidade de perguntar a Profa. Beth Prado qual a sua visão sobre o tutor no contexto atual da EAD.

Sua resposta, também compartilhada pela Profa. Beth Almeida, frisou bem que o tutor precisar ser percebido como um profissional docente, mas que ainda se percebe sua atuação como uma sub-categoria na "hierarquia" das equipes que elabora, os cursos e as disciplinas. A própria nomenclatura não colabora com o avanço do entendimento das funções pertinentes a este profissional, tanto é que (por opção) as duas pesquisadoras e tantos outros Brasil afora já não utilizam o vocábulo "tutor" para designar este profissional. Hoje fazem a opção por FORMADOR ou MEDIADOR.

Evidentemente que a realidade política está imposta: ainda teremos o "tutor' nos cursos, principalmente no atual modelo da UAB, mas as discussões não podem parar... particularmente desejo fomentar esta discussão, se houver espaço, no I Encontro Internacional do Sistema UAB, que acontecerá de 23 a 25 deste mês, em Brasília.

Parabéns ao PPGE_UFAL pela realização do evento. Esta mesa redonda trouxe grandes contribuições para as nossas pesquisas!


A comissão organizadora do I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil divulgou no último dia 30 de outubro a relação dos trabalhos aprovados para serem apresentados no evento, na forma de pôster.
.
A UAB_UFAL será representada pela apresentação de quatro trabalhos.
.
* A Utilização de Vídeo Fórum no Curso de Administração a Distância/Ufal
* Uma Ferramenta para Geração de Conteúdo Matemático Interativo para a Internet
* A Inclusão do Aluno com Deficiência na Universidade Federal de Alagoas na
Modalidade de Ead
* O Tutor e as Interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem
.
Para esta semana aguarda-se a divulgação dos trabalhos que serão apresentados em comunicações orais.
A tempo: o evento é restrito a algumas representações e a UAB_UFAL está enviando 6 representantes para participarem da programação.

.

Seminário de Educação na IV Bienal

Estas são algumas fotos do Seminário de Educação realizado na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com destaque para a presença da Profa. Selma Garrido, Prof. Celso Vasconcelos, Profa. Beth Prado e Profa. Beth Almeida.




Parabéns ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL, na pessoa do Prof. Luís Paulo Mercado, pela promoção do evento!