segunda-feira, 22 de junho de 2009

Visões sobre a UNIVESP

Univesp é um bom caminho para ampliar o acesso ao ensino superior no país?
.
Gostaria de, iluminado pela Profa. Dra. Anamelea Campos, convocar cada um para a leitura do texto de - CÉSAR AUGUSTO MINTO, 59, professor na Faculdade de Educação da USP e vice-presidente da Adusp (Associação dos Docentes da USP) e GIL DA COSTA MARQUES, 63, professor titular do Instituto de Física da USP, coordenador de Tecnologia da Informação da USP e membro do conselho da Univesp, disponível no site:
.
.
Para que possamos continuar nossa reflexão sobre a UNIVESP.
.
Convido-os ao diálogo!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Nova revista na área de EAD...



Nova revista na área de EAD

Alagoas e Sergipe lançam nova revista online.

A revista EDaPECI é um periódico quadrimestral apoiado por organismos de ensino e pesquisa das Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Alagoas (UFAL).


Tem como objetivo a divulgação científica nas temáticas apresentadas no título: Educação a Distância e práticas educativas comunicacionais e Interculturais.

Vamos submeter nossas produções científicas.

Informações e submissões:

http://www.edapeci-ufs.net/revista/ojs-2.2.3/index.php/edapeci/index

Qualidade na educação



Creio que, assim como eu, o amigo leitor deste blog deve estar acompanhando a problemática da USP, quando seus alunos estão "em greve", com manifestações e atos de selvageria dignos de países que não levam a sério a educação. Digo isso pelo simples fato de que muitos estudantes não estão nem um pouco preocupados com os reais motivos da manifestação que realizam.

Vejamos bem, uma da críticas é justamente contra a implantação de cursos a distância pela USP. Ora ora!

Só se manifesta contra a EAD quem realmente não está envolvido no processo. Conheço a EAD e sei (e conheço) os educadores que fazem parte desta modalidade. Na sua grande maioria também são professores de cursos presenciais. Será que eles estão indo para a EAD pelo fato de serem os piores no presencial? Justamente é o contrário que está ocorrendo. São grandes pesquisadores, muitos credenciados como pesquisadores da CAPES...

Qualidade?

Será que o simples fato de um curso ser totalmente presencial lhe garante qualidade? Precisamos rever o que entendemos por qualidade... precisamos rever o que se deseja quando se busca qualidade.

Sei também que existem péssimos cursos na modalidade EAD, mas o mesmo pode ser dito para os cursos presenciais. Meus caros, não é a modalidade que garante qualidade, mas outras questões, assim como uma política pública que atenda aos anseios de todo o povo, como também o corpo docente qualificado e o corpo discente disposto a aprender.

É verdade que muitas instituições particulares, aproveitando de tudo para ganhar dinheiro, fazem da EAD uma verdadeira indústria, com uma educação totalmente instrucionista e não dialógicas.

Precisamos abrir os olhos destes estudantes, e de uma porção de educadores também! A EAD não toma o lugar de ninguém, até por que o público que procura cursos nesta modalidade, geralmente, são pessoas que já estão no mercado de trabalho, ou que estão distantes dos grandes centros acadêmicos.

Vem cá, será que somente aqueles que podem abster-se de tudo, que tem alguém para pagar tudo é que tem direito a educação? A profissionalização?

E você caro leitor deste blog? Qual a sua opinião sobre estas manifestações na USP? Qual a sua opinião sobre qualidade na educação, incluindo na EAD?

terça-feira, 16 de junho de 2009

Inovação Tecnológica

O site http://www.inovacaotecnologica.com.br está apresentando algumas tendências e alguma novidades no campo da tecnologia.
Com certeza cada inovação trará uma série de benefícios para a humanidade... mas precisamos insistir para que tudo seja democratizado.

Vejamos algumas inovações (mais detalhes no próprio site):

Super-rádio inteligente imita ouvido humano

Engenheiros do MIT inspiraram-se no ouvido humano para criar um super-rádio capaz de receber sinais de telefones celulares, Internet e televisão, além dos tradicionais sinais de rádio. Leia mais...

Bateria de lítio-enxofre dura três vezes mais que baterias atuais

Cientistas viabilizaram uma bateria recarregável de lítio-enxofre, uma combinação de elementos teoricamente promissora mas que vinha desafiando os químicos há pelo menos 20 anos. Leia mais...

Supercondutividade atinge limite bidimensional

A folha de chumbo supercondutor tem apenas dois átomos de espessura, abrindo novas possibilidades de uso desses materiais hoje empregados em equipamentos de ressonância magnética e em aceleradores de partículas. Leia mais...

Astrofísica e vida

Os surtos de raios gama são os eventos eletromagnéticos mais energéticos e luminosos do Universo desde o Big Bang e têm sido verificados em galáxias distantes. Uma tese pioneira em astrobiologia avaliou como a ocorrência desses surtos afetaria a vida em um planeta próximo. Leia mais...

Biochip simula metabolismo de medicamentos no corpo humano

É mais um avanço tecnológico que reforça a tendência de substituição dos testes de medicamentos em animais por outras técnicas mais avançadas, mais seguras e menos controversas. Leia mais...

Esqueça os Post-Its: escreva no ar usando seu celular

O aplicativo permite que o usuário escreva mensagens curtas no ar, usando o telefone como se fosse uma caneta virtual, e envia o texto para um endereço de email. Leia mais...

Amazônia Azul: um oceano tão rico quanto a Amazônia verde

Um tesouro escondido no fundo do mar, repleto de riquezas minerais e biológicas espalhadas por mais de quatro milhões de quilômetros quadrados. Esta é a Amazônia Azul, um patrimônio nacional ainda desconhecido por boa parte dos brasileiros. Leia mais...

Sensores ambientais em rede vão monitorar florestas tropicais

Os sensores ambientais de baixo custo são capazes de monitorar a temperatura, a umidade e a concentração de dióxido de carbono no solo, com cerca de 130 amostras por hora. Leia mais...

domingo, 14 de junho de 2009

Estudo de Caso (2)

Mapa conceitual com apontamentos da condução do estudo de caso, segundo Godoi, Bandeira-de-Mello e Silva (2006).

Buscando entender a Rede...

Você é daquelas pessoas curiosas, e que gostaria de entender sobre as possibilidades de ferramentas da Internet, como os blogs e os microblogs?

Você gostaria de entender como as pessoas se relacionam por meio da Rede?

Por qual motivo os blogs estão fazendo tanto sucesso no meio educacional?

Dá para usar o Twitter (e outros microblogs) para criar uma comunidade de aprendizagem?

Por que os jovens usam tanto as novas tecnologias para se firmarem e se auto-afirmarem?

Bem, estas perguntas você poderá responder lendo alguns clássicos sobre Rede e Cibercultura, mas eu gostaria de indicar o novo livro de Raquel Recuero (UFRGS): Redes Sociais na Internet.

O livro foi lançado, já está a venda, mas podemos encontrar também em PDF no site
mas também há a promessa de que o livro será disponibilizado no Twitter... será? como? Vamos esperar para ver e crer.



"As tecnologias digitais ocupam um papel central nas profundas mudanças experimentadas em todos os aspectos da vida social"
(Suely Fragoso, apresentando o livro. RECUERO, 2009. p. 11)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Palestra sobre EAD

No próximo dia 15 de junho, segunda-feira, das 17h às 18h30, no RAV, no bloco de Comunicação Social da Ufal, será proferida a palestra: “As oportunidades para os comunicadores na área das Tecnologias de Informação e Comunicação e suas interfaces com a Educação a Distância”, com a professora Anamelea de Campos Pinto, coordenadora da Cied.


O objetivo da palestra é apresentar aos interessados um novo olhar sobre as oportunidades de ensino na atualidade, inserido, numa linha de pesquisa, Tecnologias da informação e comunicação para a educação. Ainda no final da palestra haverá um coquetel e sorteio de um pen drive.


Os interessados devem confirmar a presença pelo e-mail: biarufino_relacoespublicas@hotmail.com Inscrições gratuitas.

A professora é Coordenadora Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas e a representa esta universidade junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Doutora na área de Educação, especificamente na modalidadede Educação a Distância. Vivência de mais de dez anos em instituições nacionais e estrangeiras de ensino superior com atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente é professora do Centro de Educação da UniversidadeFederal de Alagoas. Possui experiência em planejamento, concepção, implementação e avaliação de ações em e-learning nos diferentes domínios, além de coordenar e orientar núcleos de pesquisa e gerenciar grupos de trabalho.

Debate sobre Formação de Professores

O site do secretário de educação do estado de São Paulo está trazendo uma série de vídeos de um debate sobre a formação de professores, bem significativo para nosso estudo e reflexão.

Este debate teve a participação do Secretário de Educação do Estado de São Paulo (ex-ministro da Educação do governo FHC) Paulo Renato Souza e do atual Ministro da Educação - Fernando HADDAD.

O debate entre o Ministro da Educação e o Secretário deEducação de São Paulo pode ser conferido clicando no seguinte link:


http://www.paulorenatosouza.com.br/tvdigitaleducacao2.asp

Vale a pena conferir.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Desafio da Triangulação - Apresentação

O desafio da Triangulação [2]

Continuação dos mapas... (4, 5 e 6)

Mapa 4

Mapa 5.

Mapa 6



O desafio da Triangulação

Os mapas conceituais a seguir foram elaborados a partir da seguinte referência:

GOMES, Romeu et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, Maria Cecília de S.; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Ednilsa Ramos de (org.). Avaliação por triangulação de métodos. Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005. p.185-221

Mapas 1, 2 e 3
Mapa 01

Mapa 02

Mapa 03

domingo, 7 de junho de 2009

Nuvens de palavras...

Nada como navegar despreocupadamente pela Rede...
.
Hoje, visitando o blog da amiga Prof. Ana Beatriz Gomes (http://anabeatrizgomes.blogspot.com/) conheci uma ferramenta interessante, que nos possibilita criar nuvens de palavras.
.
O site é o http://www.wordle.net/, muito fácil de usar e também muito prático. O que ele faz? Ele mistura as palavras que você digitou destacando num tamanho maior aquelas que se destacam no texto, ou seja, quanto mais vezes a palavra aparece no texto maior ficará na "nuvem".
.
Fiz alguns testes... Esta primeira nuvem foi com um texto que estou produzindo sobre a avaliação de cursos para a EAD...

Esta segunda nuvem foi criada a partir dos TAGS deste blog.

Esta 3ª nuvem foi criada a partir de um dos textos que estarei apresentando no EPENN.

Já deu para saber como vai ser o slide de apresentação?

Visite o site e faça o teste... dá para "brincar" com as palavras...

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estudo de Caso

.

Mapa conceitual sobre a metodologia de pesquisa denominada de ESTUDO DE CASO, baseado em GODOI, C., BANDEIRA-DE-MELLO, R. e SILVA, A. (orgs.) Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
.
Observação: este mapa não está completo. Nele encontramos apenas uma descrição, tipologia e características. Breve incluirei aqui no blog outra postagem com a continuidade do ESTUDO DE CASO.
.
Clique na imagem para ver o mapa ampliado.

Ética na pesquisa

Mapa conceitual sobre Ética na pesquisa.

.



Elaborado por Cleber Nauber (mestrando em educação - UFAL).

Para visualizar o mapa, clique sobre a imagem!

Baseado em:

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3 ed, Porto Alegre: Artmed, 2009.



quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mapa Conceitual: Como escrever relatório de pesquisa

Segue um mapa conceitual com algumas dicas de como proceder para escrever um relatório de pesquisa.

Para ver o mapa ampliado basta clicar sobre a imagem.

Baseado no capítulo Escrevendo seu relatório de:

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3 ed, Porto Alegre: Artmed, 2009.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

GOOGLE COM MINAS GERAIS PELA EDUCAÇÃO

Acordo inédito no Brasil beneficiará 2,65 milhões de alunos e educadores
com acesso a ferramentas da Internet
O Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o Diretor-Geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, assinaram o Protocolo de Intenções que vai dar acesso gratuito a um conjunto de softwares da Google Inc. aos 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores de toda a rede pública estadual.
O acordo, que é o primeiro convênio da empresa com um governo brasileiro, tem como objetivo promover a inclusão digital e popularizar o uso da Internet no Estado. A iniciativa vai levar às 3.920 escolas da rede o Google Apps Education Edition, que inclui serviços de e-mail (Gmail), mensagens instantâneas (Gtalk), agendas digitais compartilhadas (Google Calendar), editor de textos e planilhas (Google Docs) e editor de páginas de Web (Google Sites).
A parceria ainda prevê suporte técnico para usuários, estudantes e professores, pela comunidade de suporte on-line, moderada pela Google. Além disso, todas as ferramentas disponibilizadas pela empresa poderão ser coordenadas e integradas a outros sistemas. A Secretaria de Estado de Educação também assume a capacitação dos usuários e coordenará programas de treinamento para que professores, funcionários e alunos aprendam a utilizar as novas ferramentas no ambiente educacional. Com o uso destas ferramentas na rotina escolar, a pesquisa e, principalmente o fluxo de informações será facilitado. Entre as aplicações práticas pode-se citar, por exemplo, a criação de sites para divulgação de conteúdo e dados de interesse de cada comunidade.
O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, dia 01/06, no Salão Nobre do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, reunindo blogueiros, representantes do governo e um dos “pais da Internet”, Vint Cerf, hoje Vice-Presidente Mundial da Google Incorporation. Na ocasião, também foram apresentadas outras iniciativas do Governo de Minas na Web 2.0..
Conheça os 3 pilares do projeto: Colaboração, Comunicação e Infraestrutura.
Colaboração: Permitir a criação de documentos de texto, planilhas, formulários, apresentações e sites de forma colaborativa. Ou seja: várias pessoas editando o mesmo arquivo em tempo real, de qualquer lugar, de qualquer tipo de computador ou até mesmo de telefones celulares. Aplicativos incluídos: Google Docs, Google Site, Labs, Google Vídeo.
Comunicação: Facilitar a comunicação para os alunos, funcionários e professores através de canais via web. Emails de 7GB de capacidade, instant messenger, chats em áudio e vídeos, agendas de laboratórios e calendário de atividades. Aplicativos incluídos: Gmail, Gtalk, Google Calendar.
Infraestrutura: Economizar tempo e recursos públicos através da hospedagem de aplicativos de web. Toda a experiência do Google em gerenciamento de dados na internet está à disposição da educação. Inclui: ferramentas de administração, privacidade e segurança, além de acesso às APIs Google.
Enviado por Gian,
doo Núcleo de Relacionamento de Disseminação com a Mídia Social da Webcitizen

Seminário em Aracaju

.
II SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, INCLUSÃO E INTERCULTURALIDADE
.
Presença de painelistas de Portugal, Romênia, França e Brasil (SE, AL, RN e BA)
.
Período de inscrições:
Inscrições de Trabalho (resumo + texto completo): de 13/05/2009 a 15/06/2009
30/06/2009 - Data limite para envio dos aceites
Atenção:
1 - O(s) autor(s) de artigo além de fazer sua inscrição AQUI, deve enviar o texto, de acordo com as normas (contidas no site do evento), para contato@edapeci-ufs.net
.
Serão aceitos APENAS dois trabalhos por autoria.
.
Valores:
Estudante de Graduação R$ 40,00 após 20/06/2009 será R$ 50,00
Estudantes de Pós-graduação R$ 60,00 após 20/06/2009 será de R$ 70,00
Profissionais R$ 100,00 após 20/06/2009 será de R$ 110,00
Alunos envolvidos nas instituições colaboradoras: Serão destinadas 100 vagas a preço promocional de R$ 30,00 (após 20/06/2009 será R$ 40,00) dos grupos que apóiam o evento (NPGECIMA - NUPIEDE - NPGED - NET - PRODEMA - CESAD)
.
Mais informações:
.