sábado, 28 de fevereiro de 2009

ADEB prepara 15° CIED

A Associação Brasileira de Educação a Distância já está preparando o
.
15° CIED - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA,
com o seguinte tema:
.
"A PROCURA DE INOVAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD"
"Identificando e Disseminando Inovações em Educação a Distância"
.
O local será FORTALEZA - CEARÁ, nos dias 27 a 30 DE SETEMBRO DE 2009
.
A página do evento está em construção: www.abed.org.br/congresso2009
.
Breve traremos mais informações, inclusive sobre o procedimento para submissão dos trabalhos.
.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Livro eletrônico/ Jornalismo Científico

....Recebi com bastante alegria a notícia de que um artigo das amigas e pequisadoras Profa. Mary Lourdes Scofield Osório - mestranda na UFAL, e da profa. Dra. Anamelea de Campos Pinto - UFAL, já divulgado em nosso blog no dia 05 de novembro de 2008 (Webradio e difusão científica), foi publicado num livro eletrônico sobre Jornalismo Científico e Desenvolvimento Regional.
.
....Vejam a matéria que está no site da Associação Brasileira de Jornalismo Científico:

Já está no ar o livro eletrônico Jornalismo Científico & Desenvolvimento Regional: estudos e experiências, organizado pelo prof. Cidoval Morais de Sousa, e que traz dezenas de trabalhos apresentados no I Encontro Norte-Nordeste de Jornalismo Científico realizado em Campina Grande no ano passado.
Trata-se de uma contribuição relevante para a área do Jornalismo Científico e da Divulgação Científica de maneira geral e está disponível gratuitamente para os interessados: estudantes, professores, profissionais e pesquisadores.
A literatura brasileira de Jornalismo Científico tem crescido ao longo dos últimos anos (ainda há algumas lacunas, é verdade) e este trabalho se incorpora a este esforço de aumentar a massa crítica na área, disponibilizando reflexões, estudos, práticas e pesquisas que refletem a contribuição tanto de jovens pesquisadores e profissionais como dos colegas que há um bom tempo atuam neste campo.
Para ter acesso ao livro eletrônico, basta clicar no link abaixo:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Criatividade é sinônimo de educar!

.... Não tem pra onde! Realmente e definitivamente criatividade é sinônimo de educar.
.... Vejam só o que a equipe da PUCPR preparou, colocando o "bloco" dos pesquisadores no ar...
.

Muita criatividade mesmo! Parabéns a PUCPR.


domingo, 22 de fevereiro de 2009

Existem mapas conceituais errados?

Amigos, recebi por e-mail e não poderia deixar de disponibilizar aqui, para nosso aprofundamento, reflexão e discussão.

Por Maria Aurea Caldas Souto - Mestranda em Educação UFAL

Fernando,
 
Acredito que os MC são excelentes instrumentos para avaliar a compreensão de um assunto e ainda para ajudar na fixação desse aprendizado. Creio, ainda, que a avaliação pode ser quantitativa, como por exemplo o número de conceitos apreendidos sobre determinado tema,. No que diz respeito a avaliação qualitativa  ela pode se dar a partir da evolução, complexidade e clareza com as quais os MC são construídos por um estudante.
 
Quanto à existência de mapas certos ou errados acredito que ocorram, sim, mapas errados, inclusive podendo causar um paralogismo.
 
Essa é a grande dúvida, como avaliar um MC seguindo padrões objetivos ou subjetivos? Como seguir padrões se cada um constrói seu MC diferente do outro? Como em qualquer área avaliar é sempre muito difícil e acredito que a melhor maneira de se avaliar é considerar todas as situações em que aquele avaliado teve a oportunidade de participar e a partir daí atribuir-lhe um coeficiente de rendimento.
 
 
· Os MC servem para avaliar? Avaliar o quê?
· Que tipo de avaliação pode ser feita com um MC? Qualitativa ou quantitativa?
· Existem mapas certos e errados?
· A avaliação seguirá padrões objetivos ou subjetivos?

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Olimpíada Brasileira de Informática

O Instituto de Computação e Centro Acadêmico de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas está desenvolvendo um projeto de extensão, oferecendo treinamento para os alunos de escolas públicas que se cadastrarem na OBI2009, até dia 28 de fevereiro na modalidade iniciação, do 6° ao 9° ano. 

As aulas acontecerão todos os sábados de março com turmas pela manhã e à tarde e podem ser ministradas tanto na UFAL quanto na própria escola.

Cada escola precisa ter um delegado, que cadastrará a escola, os alunos e aplicará a prova na 1ª fase. A 2ª fase é realizada na própria UFAL. 

As questões da prova na modalidade iniciação envolvem raciocínio lógico e noções básica de algoritmos, somente sendo necessário papel e lápis para sua realização.

DATAS IMPORTANTES: 
Inscrições
  • Abertura das inscrições: 28/11/08
  • Cadastro de escolas: até 23/03/09
  • Registro das competidores: até dois dias após a realização da primeira prova
    • para modalidade programação: até 30/03/09
    • para modalidade iniciação: até 06/04/09

Provas

Modalidade

Fase 1

Fase 2

Iniciação Nível 1

04/4/2009, 9:00-11:00

09/5/2009, 9:00-11:00

Iniciação Nível 2

04/4/2009, 9:00-11:00

09/5/2009, 9:00-11:00

Programação Nível Júnior

04/4/2009, 09:00-12:00

09/5/2009, 09:00-12:00

Programação Nível 1

04/4/2009, 13:00-16:00

09/5/2009, 13:00-17:00

Programação Nível 2

28/3/2009, 13:00-18:00

09/5/2009, 13:00-18:00

Mais informações: OBI! Ou entre em contato com a Coordenadora do Centro Acadêmico de Ciência da Computação, Evellyn Soares.  [evellyn.cavalcante@gmail.com]

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Site do III EPEAL disponibiliza Anais

.
...O Site do 3º EPEAL, que ocorreu de 03 a 05 de dezembro, na UFAL, está disponibilizando os Anais do evento.



....Vale a pena conferir os artigos das diversas linhas de pesquisas apresentados, tanto na modalidade pôster como da modalidade comunicação oral.
.
...No link http://www.cedu.ufal.br/evento/epeal2008/anais.php você vai poder encontrar o artigo A FORMAÇÃO DO TUTOR ONLINE, que escrevi e apresentei.
.

INEP está lançando novo número de revista

....Quentíssima... saindo do forno!
.
....
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (INEP) está lançando mais um número da revista EM ABERTO.
.
....
Sendo a de número 79, a revista EM ABERTO tem como tema INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM, sob a organização do Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado, trazendo as seguintes temáticas:


.
Integração de mídias nos espaços de aprendizagem – Luís Paulo L. Mercado (UFAL)

Linguagens midiáticas e comunicação em EaD – José Aires de Castro Filho, Mauro Pequeno, Priscila David, Geraldo Viana Júnior, Claudenice Souza e Ofélia de Mesquita (UFC)

Formação de Educadores em ambientes virtuais de aprendizagem – Maria E. Prado (Uniban) e Maria das Graças M. da Silva (PUC-SP)

Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhamento de significados – Maria Elizabeth Almeida (PUC –SP)

Educação cidadã, mídias e formação de professores – Sonia Sette, Márcia Aguiar e Maria de Fátima Angeiras (UFPE)
Desenho didático para educação on-line – Edméa Santos e Marco Silva (UERJ)

Experiências interativas com ferramentas midiáticas na tutoria on-line – Cleide Jane de Sá Costa, Fábio Paraguassú e Anamelea de Campos Pinto (UFAL)

Mídias na educação e co-autoria como estratégia pedagógica – Leila Medeiros (PUC-RJ)

Bibliografia comentada na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – Luís Paulo Mercado (UFAL).
.
....
O novo número da revista estará disponível em breve, no link
(ou clique na imagem da revista acima)

....Criado em 1981, a revista EM ABERTO é um periódico monotemático e tem por objetivo estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira. Além de artigos, publica resenhas críticas e bibliografias seletivas. É largamente utilizado como material didático nos cursos de graduação e de pós-graduação.
.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Prof. Dr. Stoian Ivanov Zlatev

....Neste final de semana fiz um pequeno recesso!
.
....Fui para Aracaju, passear um pouco com a família, visitando meus tios que moram na capital sergipana desde a década de 70.
.
....Mas o passeio também teve algo direcionado (mas não previsto) para o aspecto acadêmico. O fato é que pude encontrar-me com o Dr. Stoian Ivanov Zlatev, que é do departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe.
.
....O Dr. Stoian acompanha meu tio Silvino Austrilino em suas pesquisas e desenvolvimento de uma teoria matemática.
.
....O docente da UFS possui graduação em Fisica pela Universidade de Sofia (1973) e doutorado em Fisica pela Joint Institute For Nuclear Research (1985). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos. Atuando principalmente nos seguintes temas: soliton, zero mode, path integrals, infrared behavior, loop expansion.
.
....Nosso encontro foi rápido, num jantar na casa de meus tios, mas foi significativo pois Dr. Stoian acabou de ser convidado para assumir uma disciplina no curso de Matemática da UFS na modalidade a distância (UAB). A conversa girou em torno de suas expectativas para o curso e pela sua inexperiência com esta modalidade. E como estou trabalhando, estudando e pesquisando nesta área foi muito oportuno o nosso encontro...
.
....Questionamos alguns pontos institucionais, outros culturais, outros pedagógicos... mas o tempo foi curto e fiquei no compromisso de lhe enviar um exemplar do último livro organizado pelo Prof. Dr. Luís Paulo Mercado, onde tenho um artigo publicado.
.
....Ele questiona se a EAD funciona... e eu fiquei questionando sobre o que está acontecendo no Brasil.
.
... Uma coisa é certa... há muitos docentes que fazem um exímio trabalho, mas que estão sendo convidados para atuarem na EAD sem nenhuma formação ou orientação. E recordo-me de Otto Peters quando afirma que não é só a questão da distância que muda na EAD, mas toda a concepção, todo o entendimento pedagógico diverge do presencial.
.
....O governo quer fazer a expansão da EAD, mas precisa ver como vai fazer isso.
.
....ps.: obrigado Tio Silvino e Tia Maria José, obrigado Dr. Stoian.

Identidade...

Para aqueles que não acreditam que existem pessoas que estão seriamente comprometidas com o estudo, a pesquisa e o ensino-aprendizagem sobre a Educação a Distância, as TIC na Educação e, mais recentemente (nem tanto) a Educação Online, gostaria de disponibilizar aqui um mapa conceitual elaborado por um grupo de 5 pesquisadoras da PUCPR de um curso que estamos fazendo sobre Docência Online.



O mapa foi feito com fotos dos participantes de 14 PPGE que estudam sobre a temática... mas estes são alguns... somente alguns...
Quero agradecer a todos aqueles que manifestaram sua solidariedade, tanto colocando sua opinião nos comentários, seja enviando e-mail ou pessoalmente comentando o fato do post SEM IDENTIDADE.
Convido a todos os que estudam na área a lerem o post e os comentários, inclusive do coordenador do Mestrado em Educação da UFAL, prof. Dr. Luís Paulo Mercado.
Um abraço a todos.
.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sem identidade

Hoje percebi que uma parte de mim está sem identidade...

Pareceu pesado?





Mas o fato é o seguinte:

fui preencher minha ficha de inscrição para o EPENN, que será realizado em João Pessoa na primeira semana de julho. Até este ponto tudo bem, não fosse um detalhe: na ficha de inscrição você deve indicar a que grupo de trabalho e pesquisa está vinculado. Para a minha surpresa não há foi criada a opção para aqueles que estão trabalhando e pesquisando as TIC, ou mesmo os que pesquisam sobre a EAD... estranho?

Estranho ainda o fato de que também a ANPED não "reconhece" esta linha de pesquisa...
Creio que nós, que estudamos, trabalhamos e pesquisamos sobre as TIC, sobre a EAD e sobre a Educação Online precisamos nos manifestar, oficialmente, para que tenhamos uma IDENTIDADE reconhecida e respeitada...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O velho drama...

Existem mapas conceituais errados?

Amigos blogueiros, no curso que estamos participando sobre o Docência Online, estamos participando do módulo 8, sobre Cartografia Cognitiva.
Neste módulo estamos partilhando a teoria e a nossa prática, discutindo sobre aprendizagem significativa e sobre o processo de construção de mapas conceituais (MC). Uma das discussões gostaria de partilhar com vocês, pois trata-se de algo relevante no tocante ao uso dos MC.
A questão - um tanto polêmica - é a seguinte: existem mapas conceituais certos e mapas conceituais errados?

Vamos a dois pontos para nossa reflexão e argumentação posterior:

1º) O próprio material apresentado pelo grupo que coordena o módulo nos apresenta, no capítulo 4, o seguinte:


Além de programas para a construção de mapas, também estão sendo desenvolvidos programas para a sua avaliação. [1] CONLON (2004), da Universidade de Edinburgo , está implementando um software chamado RFA – The Reasonable Fallible Analyser – para a avaliação formativa de mapas conceituais.

2º) Existem alguns pesquisadores, tais como Ana Araújo , Crediné Menezes e Davidson Cury, da UFES, que apresentam um estudo sobre o apoio automatizado à avaliação da aprendizagem utilizando mapas conceituais.
Vejamos uma parte do texto (disponível em: http://www.nce.ufrj.br/sbie2003/publicacoes/paper31.pdf):


Além do conhecimento adquirido pelo estudante, a avaliação de mapas conceituais consegue mostrar ao professor vários outros aspectos do processo de ensino/aprendizagem como, por exemplo, conceitos mal formados ou falhas no conhecimento; habilidade de organização; características cognitivas; profundidade com que o aluno processa um determinado conteúdo; estruturas conceituais; hierarquização, diferenciação, discriminação e integração de conceitos; mudanças conceituais e aprendizagem significativa [Know 2001] [Ausu 1978]. A avaliação de mapas conceituais pode ser feita pelo professor de duas maneiras [Turn and Atman 2000]:
• Através da análise individual do mapa conceitual construído pelo aluno, verificando características como, por exemplo, o número de conceitos representados, o número de ligações entre conceitos, o número de ligações cruzadas, o número de níveis hierárquicos e o número de exemplos citados;
• Através da comparação do mapa do aluno com um mapa desenvolvido por um especialista.

Ficam então algumas provocações para que nós possamos aprofundar:

· Os MC servem para avaliar? Avaliar o quê?
· Que tipo de avaliação pode ser feita com um MC? Qualitativa ou quantitativa?
· Existem mapas certos e errados?
· A avaliação seguirá padrões objetivos ou subjetivos?
Aguardo suas considerações, caro leitor de nosso blog!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

TV Cultura cria blog Voo Inovador

Da assessoria de comunicação da TV Cultura:

TV Cultura cria blog Voo Inovador
Espaço vai permitir aos alunos e professores do Rio Grande do Sul que participaram junto com educadores da França e Portugal do projeto Vôo BPF, sobre o centenário de Santos Dumont, contar suas experiências durante viagem ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais

Depois do sucesso de “Respeitável Público”, diário de bordo online do estudante Gabriel Gomes Ferreira da Silva durante sua viagem a Mônaco, que contabilizou mais de 20 mil acessos em apenas 15 dias, a TV Cultura prepara outra novidade: o blog “Voo Inovador”(www.tvcultura.com.br/vooinovador) para que a professora Marli Fiorentin, de Nova Bassano (RS) narre a sua visita ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais com seus 18 alunos da sétima série do colégio estadual Padre Colbachini. O objetivo é que o grupo troque idéias e compartilhe com os internautas a experiência de ter participado do premiado projeto Vôo BPFem homenagem a Santos Dumont, além de postar comentários, fotos e vídeos.

Durante a viagem ao Rio de Janeiro, a turma vai conhecer pessoalmente professores e alunos com os quais trabalharam virtualmente o ano passado no projeto colaborativo Vôo BPF, intercâmbio entre escolas do Brasil, Portugal e França com a meta de criar uma comunidade de aprendizado em rede sobre o centenário do aviador brasileiro Santos Dumont, a partir do livro “Seis tombos e um Pulinho”, de Cláudio Fragata. Bem-sucedida, a iniciativa conquistou o terceiro lugar na categoria “Inovação em Comunidade” do Prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft.

A turma, que está no Rio desde o dia 30 de janeiro, além de mergulhar nos dados e informações sobre o pai da aviação, também vai visitar os pontos turísticos da cidade maravilhosa. Depois, embarcará para a cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, para conhecer de perto a história da grande figura que motivou esse sonho.