sábado, 31 de janeiro de 2009

Curso Mídias na Educação Superior

....Ontem, durante todo o dia, tivemos as apresentações das propostas dos docentes da UFAL para o uso de diferentes mídias no seu contexto de sala de aula.
....Estive participando no período da tarde, que teve 14 boas apresentações, com destaques relevantes para os que são da área de estudo das tecnologias aplicadas ao contexto educacional.

....Tivemos muitas propostas, inclusive a criação de blogs dos professores (como o da Professora Ana Carolina Coutinho - de Arapiraca), mapas conceituais, vídeos, banco de dados na Internet, gravação de áudio com o software audacity e muita diversificação para o uso da mídia impressa.

....Alguns superaram as nossas expectativas, outros superaram as próprias expectativas, e todos chegam a conclusão que devemos nos aprofundar na discussão e fundamentação teórica do uso de cada mídia para que possamos usá-las de forma a promover uma educação de qualidade.
.
....Aqui apresento um printscrin do blog da professora Ana, que já utiliza o foruns-free em suas aulas, e que criou seu blog na última quarta-feira inspirada no curso.
.
....Apresento também um pequeno gráfico com alguns indicadores das mídias que os professores apontaram nestas 14 apresentações como possíveis de serem utilizadas. Como não pude estar, não registrei os dados das apresentações do turno matutino.

.... Parabéns a todos. As apresentações foram interessantes e nos estimularam a continuar pesquisando.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Acordo Ortográfico na TV Cultura



A pedido a assessoria de imprensa da TV Cultura (por e-mail)





Volta às aulas na TV Cultura: professores e alunos podem retornar à sala de aula sabendo tudo sobre o novo acordo ortográfico



“Nossa Língua” faz um resumo sobre as principais mudanças que irão acontecer na Língua Portuguesa

Depois das férias, professores e alunos terão a chance de voltar à sala de aula com as principais mudanças do novo acordo ortográfico na ‘ponta da língua’. É que a TV Cultura preparou uma edição especial do Nossa Língua, que une em um só programa as alterações mais importante que irão acontecer na Língua Portuguesa. Apresentada pelo consagrado professor Pasquale Cipro Neto, a atração será exibida na próxima segunda-feira (02/02), às 19h30.

Nos módulos sobre a nova ortografia, o público confere o que mudou em nosso idioma com relação ao uso do acento diferencial e do hífen; a eliminação do trema; e a reintrodução das letras K, W e Y no alfabeto. Em outro bloco, Pasquale recebe o professor doutor em Letras e Relações Internacionais e Presidente da Comissão de Língua Portuguesa do Ministério da Educação Godofredo de Oliveira Neto, que comenta a importância da unificação da Língua.

O programa traz ainda os depoimentos da Ministra de Educação de Cabo Verde, Vera Duarte, que fala da importância desse acordo para o seu país; e da autora Tatiana Belinky, que comenta sobre as novas regras do ponto de vista da escritora. Mas as novidades não param por aí. Os telespectadores também podem acompanhar todas as mudanças da Língua Portuguesa por meio do site www.tvcultura.com.br/plantaoortografico, que contém a listagem das alterações do idioma e vídeos explicativos do professor Pasquale.


Gerência de Comunicação Corporativa da Fundação Padre Anchieta
.

Mídias na Educação Superior

....Com certeza está sendo uma experiência muito positiva, com diversos indicadores para pesquisas e investigações na área da Educação e Formação de Professores para o uso das TDIC.
.
....Desde o dia 26 de janeiro que a UFAL está realizando uma capacitação para seus novos docentes, de diversas áreas e cursos.
.
....Inicialmente é o curso sobre Mídias na Educação Superior que está sendo ministrado, possibilitando aos professores conhecer e partilhar experiências com o uso de diversas mídias e de softwares que viabilizam a prática (como o CmapTools e o audacity).
.
Vejamos algumas fotos dos dois primeiros dias:



.

.

....Desde já agradecemos a todos pela participação, pelos questionamentos, pelas partilhas, pelo apoio e pela oportunidade.

....Agradecimentos também para a PROGRAD e CIED.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Eventos: ano novo, propostas novas!

....Amigos educadores que estudam sobre as possibilidades de uso das TDIC na educação e em destaque para a Educação Online, segue uma relação de eventos que teremos sobre Educação e Tecnologia.
.
....Vamos nos increver, vamos participar com nossa colaboração submetendo trabalhos originais e que trarão contribuições significativas para a área.

32a. ANPED -Caxambu - 04 a 07 de outubro - www.anped.org.br

X Virtual Educa - Buenos Aires - 02 a 06 de novembro de 2009 -http://www.virtualeduca.org

19 EPENN - João Pessoa - PB - 05 a 08 de julho - http://www.ce.ufpb.br/ppge/epenn/

EDUTEC - Manaus - AM - 15 a 17 de setembro - www.edutec2009.ufam.edu.br/
.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, INCLUSÃO E INTERCULTURALIDADE- Aracajú -12, 13 e 14 de AGOSTO DE 2008 - www.ufs.br

IV EPEAL - maio - PPGE/UFAL - www.cedu.ufal.br

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Vaticano e a Internet

Depois que o Papa João Paulo II abriu as portas da Igreja para o mundo cibernético, seu sucessor Bento XVI lança no YouTube um canal de comunicação com os fiéis, disponibilizando vídeos sobre acontecimentos da Igreja Católica.



Veja a matéria do Site da Canção Nova:





Vaticano lança canal no YouTube

O diretor da Sala de imprensa do Vaticano apresentou, hoje, 23, simultâneamente à mensagem de Bento XVI para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o novo canal do Vaticano no "YouTube".


Padre Federico Lombardi definiu como "uma evolução natural que responde à necessidade da presença da Igreja no mundo". E que esse canal é "o início de um caminho de desenvolvimento e compromisso tanto na oferta dos conteúdos como no seu aspecto técnico".


Cotidianamente serão colocados vídeos sobre a atividade do Papa e sobre eventos que acontecem no Vaticano, numa média de uma ou duas notícias por dia. Os conteúdos estarão disponíveis em inglês, espanhol, alemão e italiano.


A página de entrada do canal terá diversos links, para permitir navegar e contactar com informação e documentação ampla sobre o Papa, o Vaticano e a Igreja Católica.


Padre Lombardi afirma que "em todo o mundo há pessoas atentas e sensíveis, interessadas na mensagem, nas propostas, nas posições sobre os grandes problemas do mundo vindas tanto de uma autoridade moral ao alto nível do Papa como da Igreja Católica".


Esta é uma oferta "não só aos católicos, mas para o público em geral". O Pe. Federico Lombardi sublinha ainda que este não é um trabalho exclusivo do Vaticano. "Estamos naturalmente em contato com toda a Igreja espalhada pelo mundo e por isso, formamos uma "rede dentro da rede".


Henrique de Castro, Diretor da "Media Solutions di Google", afirmou que a Igreja Católica percebeu a oportunidade que a Internet e as novas tecnologias têm para oferecer, de forma a difundir a sua mensagem e já aderiu. A Igreja tem uma longa história na procura de novas formas de comunicação. O canal da Internet representa uma perfeita combinação entre a continuidade e a inovação e sobretudo contribui para manter a Igreja católica espalhada pelo mundo.


Pe. Lombardi concluiu a apresentação desta iniciativa referindo que "o Papa foi pessoalmente informado e aprovou-a com a sua habitual gentileza e cordialidade".

Preparando o Curso Mídias na Educação Superior


....A Universidade Federal de Alagoas estará promovendo uma capacitação com os novos docentes a partir da próxima semana.
.
....Uma das propostas de formação é o Curso Mídias na Educação Superior que tem como proposta apresentar as diferentes mídias, utilizadas na educação superior, refletindo sobre elas, contextualizando-as por meio de atividades práticas que possibilitem a apropriação pelos docentes dos instrumentos disponíveis no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas em sua área.
.
....A proposta está sendo construída colaborativamente pelas professoras Profa. Anamelea de Campos Pinto; Profa. Leide Jane de Sá Araújo; Profa. Lilian Carmen Lima dos Santos e Profa. Maria Aparecida Pereira Viana e terá, na sua execução, um grupo de docentes para assumir o papel de mediadores, contribuindo com o debate (Professores Carmen Lúcia, Fernando, Mary e Natalie), principalmente na realização das atividades em cada etapa.
.
Obs.: na primeira foto aparece Maria Fernanda (minha filha) que esteve num dos momentos da intensa semana de trabalhos.
Não é tão simples montar um curso, ainda mais numa proposta colaborativa. Mas o "gostinho" é bem mais apurado!
.
.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Livro sobre Blogs disponível na www

Olá pessoal,

informo que já está disponível pra download o livro Blogs.com, organizado por Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo em
http://www.sobreblogs.com.br/

Para que deseja se aprofundar sobre o assunto é bom começar a ler alguns estudos e pesquisas deste porte.

Um abraço.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Especialização em Ensino Religioso Escolar

.
.
A FACULDADE TIRANDENTES VAI OFERECER ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSO EM ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR

Depois de mais de uma década, Alagoas terá novamente um curso de especialização em Ensino Religioso que habilitará professores para a docência deste componente curricular.

Infelizmente a realidade tem mostrado que muitos dos professores que estão ministrando esta disciplina não estão devidamente preparados ou habilitados para a realidade do Ensino Religioso no cotidiano da escola no 3º milênio.

A Faculdade Integrada Tiradentes (FITS) estará abrindo inscrições a partir da próxima semana para as pessoas que já trabalham em sala de aula com esta disciplina ou que pretende trabalhar ou entender o Ensino Religioso Escolar.

Para maiores informações visite o site da instituição (http://www.fits.edu.br/) ou ligue para: 0800 729 2100, a partir de 25 de janeiro.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Nas ondas do Rádio


Olá amigos e amigas,


recebi um convite de Carlos Alberto Lima para navegar num blog muito interessante e convido todos para darem uma olhada na experiência que eles estão realizando com Rádio na esfera da educação.

Sempre é oportuno conhecermos propostas como esta que tiram do papel as teorias e que nos mostram até que ponto podemos estar usufruindo os avanços tecnológicos para educar e motivar a educação.


Parabéns ao grupo, inclusive pelo blog, que é muito completo!




.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Fugindo de toda e qualquer generalzação, qual seria o motivo para que muitos educadores ainda tenham receios, preconceitos e repulsa ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na sua prática pedagógica?



Segue um vídeo utilizado pelos alunos Joel e Ginaldi num seminário temático da disciplina Sociologia da Educação , do curso de Matemática, sobre Educação e Tecnologia.


Vale a pena ver o vídeo e vale a pena refletir...



Vivo cria comunidade para preparar Seminário

....A Vivo, após o Encontro Vivo Educação, realizado na sede da Vivo, em São Paulo, no dia 19 de dezembro de 2008 criou no NING uma comunidade para preparar (iniciar a construção) do Primeiro Seminário "A Sociedade em Rede e a Educação", que será realizado em março de 2009.
.
....A experiência é inovadora, buscando apoio de pessoas envolvidas com a temática da Educação e a Sociedade em Rede.
.
....Apesar de explicitar que não se trata de um site de relacionamento o site oferece a ligação de pessoas estudiosas da temática de todo o Brasil tornando-se um site de relacionamento com temática fixa.
.
....Vale a pena participar da inivação para que possamos, inclusive, vislumbrar as possibilidades desta interface no cotidiano de nossas aulas, de nossas disciplinas.



.

Pensando em TDIC...

Colaboração do aluno Joel, do curso de Matemática da UNIT/Pólo FITS.
.



terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Crianças, adolescentes, jovens e internet

Prezado internauta, .


O número de sites na internet tem avançado em grandes proporções nos últimos tempos, inclusive pelas possibilidades de comunicação, interação e colaboração permitidas pela web 2.0, além da disseminação de pontos de acesso em banda larga em diferentes localidades.

.
As crianças, adolescentes e jovens são aqueles que mais utilizam esta tecnologia, mas infelizmente o número de acesso a sites impróprios para a idade também acompanha o crescimento da criação dos sites, tornado-se uma grande preocupação para a família e para a escola. Diante disso gostaríamos de, objetivando realizar uma pesquisa mais “formal” sobre o assunto, lhe propor responder as questões abaixo por e-mail ou pelo blog (http://fernandoscpimentel.blogspot.com).
.
O objetivo das questões é analisar as propostas de pais e educadores para minimizar os efeitos negativos do acesso de crianças, adolescentes e jovens a sites impróprios para a sua faixa etária.
.
QUESTIONÁRIO:
.
1) Na sua opinião o uso da internet, por parte das crianças, adolescentes e jovens está sendo orientado adequadamente?
.
2) Como a família deve orientar as crianças, adolescentes e jovens para o uso adequado da internet?
.
3) Como a escola pode orientar as crianças, adolescentes e jovens para o uso adequado da internet?

.
Obrigado pela sua participação