segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mapa Conceitual sobre HTML

Mapa Conceitual sobre HTML






Caso não consiga visualizar solicite e enviarei como PDF.
prof.fernandoscp@gmail.com

sábado, 28 de junho de 2008

CESMAC abre nova pós-graduação em TIC e Educação


Estão abertas as inscrições do Curso de especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação no CESMAC no seguinte endereço:




Uma ótima oportunidade para estudar e refletir sobre as Novas Tecnologias e seu uso (e influência) no meio educacional.

O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA


O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Não é de hoje que, no mundo pedagógico (em especial nas discussões sobre metodologias e didática), há um grande debate sobre o ensino da matemática, mitificado como a disciplina mais “complicada”.

Na busca de tornar mais prazerosa a aula de matemática, muitos recursos foram adicionados - tais como jogos matemáticos e objetos pedagógicos - na tentativa de visualização daquilo que é abstrato, ou que está no campo da lógica.

Neste sentido de facilitar o aprendizado do aluno, também é apontada como uma “ferramenta” o uso de Mapas Conceituais no ensino-aprendizagem da matemática, visto que “esse instrumento acrescenta mais uma possibilidade de levar o aluno em formação a refletir, interpretar o que lê” (Profª. Aparecida Viana).

Segundo as contribuições de Novak (2003, p. 31) o mapa conceitual é uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. E segundo Ausubel (2000. P.19), um mapa conceitual “é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes”.
O uso de mapas conceituais pode auxiliar os professores manterem-se mais atentas aos conceitos chaves e as relações entre eles. Os mapas podem auxiliá-lo a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes, inclusive para alunos de matemática.

Com o uso dos mapas conceituais torna-se mais fácil para o estudante não perder ou não entender qualquer conceito importante, pois o uso dos mapas conceituais reforça a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Evidentemente que um mapa conceitual não é o suficiente para o aprendizado. Uma leitura do material que referenciou a elaboração do mapa e a própria explicação do professor é imprescindível.

Outra possibilidade do uso dos mapas conceituais pode ser no processo de avaliação, pois o professor pode solicitar que o aluno elabore o seu mapa conceitual sobre o assunto abordado. O que requer muita atenção por parte do professor (e habilidade para acompanhar a elaboração, incluindo aqui uma explicação sobre o uso de um software construtor de Mapas Conceituais, exemplo: CMAP TOOLS) e por parte do aluno, que deverá saber ler e interpretar, resumindo os conceitos chaves e suas ligações, permitindo que se visualize a sua aprendizagem, se alcançou os objetivos, se compreendeu os conceitos e suas interligações, etc.

Mas uma coisa é mais do que necessária, antes da utilização dos mapas conceituais: o professor precisa de uma formação sólida. Formação técnica: que o habilite a ler, interpretar textos e transformá-lo em mapas conceituais e uma formação teórica, pois os mapas conceituais são claramente baseados nas postulações de Piaget sobre a construção e representação do conhecimento.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Não adianta...



“Não adianta dar aula com ferramentas atuais usando métodos arcaicos”


Professor Fernando Pimentel, do curso de Educação a Distância da Fits, participa de seminário pedagógico

Veja a matéria no site: http://www.fits.edu.br/noticias/noticias210.htm

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Toda RADICALIDADE conduz ao erro! (2º capítulo)

Estamos acompanhando o desenrolar dos fatos, após a resolução do CFBio, impedindo alunos de cursos de graduação na modalidade EaD de realizarem seu registro. (veja post anterior)

Agora temos mais "novidades"...Vejam o que saiu no site do UNIVERSIA:

MEC decide supervisionar cursos de Biologia a distância

Decisão foi tomada após audiência com representantes do CFBio
Publicado em 20/06/2008 - 12:03


O MEC (Ministério da Educação) decidiu que supervisionará os cursos a distância de Biologia denunciados pelo CFBio (Conselho Federal de Biologia). A decisão foi tomada após a denúncia do conselho em relação à má qualidade dos cursos com base na análise de currículo de um curso ofertado no Rio Grande do Sul e diante da ameaça de cancelamento dos registros de diploma de estudantes na modalidade.

Em nota, o MEC - que primeiramente afirmou estar ao lado dos estudantes contra a medida do conselho - divulgou que concorda com o CFBio em casos específicos, mas seria injusto punir estudantes que fazem cursos a distância de qualidade. Por essa razão, o ministério decidiu que irá avaliar todos os cursos e caso as exigências legais não sejam cumpridas, será feita uma solicitação para sua interrupção.

Após a reunião com o MEC, foi estabelecido um acordo no qual a presidente do CFBio, Maria do Carmo Brandão Teixeira, se comprometeu a levar o assunto para a próxima reunião do Conselho, a ser realizada no fim deste mês. Assim, o colegiado discutirá uma possível revisão da resolução.

O impasse
Durante audiência com a presidente do CFBio, Maria do Carmo Brandão Teixeira, foi explicado que a decisão do conselho em não ceder o registro profissional a biólogos formados por cursos de EAD (Educação a Distância) ocorreu após avaliação da situação dos cursos a distância de Biologia no Brasil. Em alguns casos, verificou-se que as grades curriculares não cumpriam com requisitos básicos legais para cursos a distância. Faltavam, por exemplo, laboratórios para aulas práticas.
Diante disso, o CFBio publicou uma resolução vetando o registro do diploma de estudantes nessa modalidade. Sem o cadastro nos CRBios (Conselhos Regionais de Biologia), os profissionais poderiam continuar a exercer atividades de magistérios. Entretanto, seriam proibidos de atuar em laboratórios, atividades de campo e pesquisa em Biologia.

domingo, 22 de junho de 2008

Oficina sobre o Google Docs

Neste último sábado, 21 de junho de 2008, realizamos uma oficina sobre o GOOGLE DOCS com os alunos do curso de Graduação em Matemática e Graduação em Gestão da Tecnologia da Educação da Universidade Tiradentes no Pólo FITS (Maceió).

O objetivo da oficina foi familiarizar os alunos do 1º período destes dois cursos para que possam utilizar o Google Docs na construção de textos e na elaboração de atividades e trabalhos em grupo (colaboração).
.



Com a utilização desta ferramenta pelos alunos, inicia-se uma pesquisa (em colaboração e a convite da Prof. Maria Lucia Serafim - Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Campina Grande/PB Curso de Licenciatura em computação -CCT) objetivando analisar as contribuições da ferramenta Google Docs como ambiente promotor de aprendizagem colaborativa para alunos de graduação na modalidade EAD e presencial.

Também participaram da oficina, além dos alunos, o Gestor do Pólo Fits Fernando Tenório e o Professor-tutor Cláudio Arcanjo, do Curso de Matemática.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

O Computador como Mediador da Aprendizagem

Prezados alunos do Curso de Matemática da UNIT,

realizada a leitura do artigo O COMPUTADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM, de Emílio Soares Ribeiro (na Revista Tecer Conhecimentos, p. 70 a 76),
e responda a seguinte questão (fazendo uma análise comparativa entre os três textos):

COMO PODEMOS UTILIZAR O COMPUTADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA?

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Slides da Palestra...

Eis os slides da palestra proferida no Seminário de Educação promovida pelo curso de Pedagogia do CESMAC...

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
NA EDUCAÇÃO BÁSICA

sábado, 14 de junho de 2008

Perspectivas e Desafios da Educação a Distância na Educação Básica

Alunos do Curso de Pedagogia do Cesmac estarão promovendo, nos dias 19 e 20 de junho, um Seminário de Educação, no auditório do antigo Colégio Guido.

Na oportunidade, estarei proferindo a palestra


Perspectivas e Desafios da Educação a Distância na Educação Básica

na quinta-feira (19/junho) às 21 horas.

Para informações sobre inscrições no Seminário entre em contato com: 8844-6809.

Divulgue e participe! Será um ótimo momento para discutirmos as novas tendências da EAD.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

EAD - Vantagens e Desvantagens

Mapa Conceitual sobre as VANTAGENS e as DESVANTAGENS da EAD.



Se você não conseguir visualizar, solicite para o e-mail prof.fernandoscp@gmail.com e enviarei para você!

Educação a Distância

Mapa Conceitual sobre dois componentes da EAD: o professor-tutor e o aluno.
Se você não conseguir visualizar, solicite para o e-mail prof.fernandoscp@gmail.com e enviarei para você!

Educação a Distância

Mapa Conceitual sobre os Aspectos Conceituais da Educação a Distância...


Se você não conseguir visualizar, solicite para o e-mail prof.fernandoscp@gmail.com e enviarei para você!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Toda RADICALIDADE conduz ao erro!

Acredito que todos estão acompanhando os últimos acontecimentos, plenos de radicalismo e preconceito, envolvendo o MEC e o Conselho Federal de Biologia.
O CFBio publicou uma resolução em que decide não conceder o registro aos profissionais da área formados em cursos a distância. O MEC contestou. A confusão está armada! Tudo por conta de uma legislação que precisa amadurecer e por conta de um PRECONCEITO que ronda os cursos realizados na Modalidade a Distância (EAD).

Vejamos a nota publicada no site UNIVERSIA (leia, reflita e - se desejar - comente):


MEC pretende ir à Justiça contra Conselho de Biologia

Goveno contesta decisão do CBio que decidiu não reconhecer EAD
Publicado em 09/06/2008 - 17:15
Por Larissa Leiros Baroni

O Ministério da Educação anunciou na tarde desta segunda-feira, 9 de junho, que não concorda com a medida do CFBio (Conselho Federal de Biologia) e que já estuda medidas jurídicas para reverter a situação. No último dia 3 de junho, o CFBio publicou uma resolução em que decide não conceder o registro aos profissionais da área formados em cursos a distância. A posição do MEC foi divulgada por meio de uma nota distribuída pela assessoria de imprensa da Seed (Secretaria de Educação a Distância).

A recente decisão do CFBio em não reconhecer os profissionais formados em cursos de Educação a Distância gerou uma polêmica no meio acadêmico. De um lado a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que assegura igualdade entre os cursos a distância e presencial. Do outro, uma resolução - nº 151, de 9 de maio de 2008 - que restringe a atuação no mercado de trabalho. Duas posições contraditórias que ainda dividem a opinião dos especialistas.

O Conselho Federal, em nota de esclarecimento, afirmou que os cursos de EaD no País não atendem às diretrizes e conteúdos considerados imprescindíveis para a formação de um profissional de Biologia. Além disso, apontou a ausência de atividades práticas como um risco para o desenvolvimento de um Biólogo. "Os cursos de EAD, portanto, não capacitam os profissionais para o exercício da pesquisa, prestação de serviços, consultoria, realização de análises de material biológico, emissão de laudos e pareceres nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia", esclarece a nota. (Clique aqui e confira a justificativa na íntegra)

Para o presidente da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Fredric Litto, a atitude do Conselho demonstrou desconhecimento a respeito da modalidade. Na opinião dele, assim como existem cursos presenciais bons e ruins, há opções a distância de qualidade duvidosa. "O que não pode é julgar uma categoria por causa de certos estereótipos falsos. Essa parece ser a solução mais simples, mas não a mais eficiente", critica ele. "O que parece é que não foi uma atitude baseada em estudos ou indícios, apenas em conclusões preconceituosas", enfatiza Litto.

O professor e coordenador dos cursos a distância da UENF (Universidade Estadual do Norte do Fluminense), Milton Kanashiro, partilha da mesma idéia de Litto e cita o caso da universidade como exemplo. "A graduação da UENF tem aulas práticas obrigatórias, com aulas presenciais, além de ter uma carga horária superior à recomendada pelo Conselho Nacional de Educação. Hoje, a legislação exige pelo menos 2.800 horas para que o curso seja reconhecido. O nosso tem 3.300 horas", afirma ele.

Além disso, os cursos a distância também precisam de um reconhecimento do Ministério da Educação para serem desenvolvidos. "Mais um fator que coloca em xeque o discurso da CFBio, já que o MEC só autoriza cursos que estão adequados às normas de boas práticas. Isso é uma garantia de seriedade", aponta Litto. Tanto Litto quanto Kanashiro acreditam que a vida útil dessa resolução está ameaçada. "É um ato ilegal de discriminação, impossível de se sustentar por lei. Só uma questão de algumas semanas ou alguns meses para que esse dilema se resolva", acredita o presidente da ABED.

Portanto, o professor Kanashiro recomenda que os estudantes dos cursos a distância ou os recém-formados não se desesperem. "A resolução do CFBio gera um certo desconforto e uma insegurança por parte do corpo discente. Mas, é preciso salientar que ela ainda é provisória. O decreto será contestado pela comunidade acadêmica. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é preciso esperar pelo menos a instância judicial", adverte ele.

O CFBio decidiu não ceder o registro profissional aos biólogos com títulos obtidos a distância com base em argumentos ligados à suposta falta de qualidade dos cursos a distância. Sem o cadastro nos CRBios (Conselhos Regiões de Biologia), os profissionais poderão exercer atividades de magistérios. No entanto, será proibida a atuação em laboratórios, atividades de campo e pesquisa em biologia. A medida entrou em vigor no último dia 3 de junho, quando a resolução foi publicada no Diário Oficial da União. Procurado pela reportagem do Universia para comentar a provável ação jurídica do MEC, o CFBio não se pronunciou até o fechamento dessa matéria.

terça-feira, 10 de junho de 2008

É preciso agir!

Esta semana escutei que somos um país de muita consciência e de pouca atitude. Concordo com a afirmação. Muita gente sabe muito bem o que é o certo, e sabem até como fazê-lo, mas são poucos aqueles que ainda se dispõem a fazer algo de positivo, algo que possa mudar a realidade que nos cerca.

Hoje, numa bela manhã, educadores e alunos do Colégio Santa Madalena Sofia realizaram uma caminhada pró-vida na orla marítima de Maceió, saindo do antigo clube Alagoinhas e terminando no famoso Posto 7. Já é o segundo ano consecutivo que se realiza esta manifestação, tendo como pano de fundo os temas da Campanha da Fraternidade.

Como este ano o tema foi Fraternidade e Defesa da Vida, a proposta da caminhada - encabeçada pelo professor Walter Tito (de filosofia) - foi exatamente mostrar como é paradoxal a nossa realidade. Admiramos tanto a vida, falamos tanto em preservá-la, mas há tanta coisa ao contrário...

Crianças trabalhando, abortos, mendicância, corrupção, desmatamentos irregulares, falta de amor, violência, preconceito... a lista é grande!

Mas o manifesto desta manhã mostra que podemos ir além da consciência, mostra que podemos agir. Há quem diga que não podemos fazer nada. Os jovens nesta manhã mostraram que “quem sabe faz a hora e não espera acontecer”.

sábado, 7 de junho de 2008

Continuarás!


"Continuarás e permanecerás em mim,
porque um dia a vida nos fez encontrar."

(Pe.Fábio de Melo)

Luz, é assim que eu quero ser!!!

Luz, é assim que eu quero ser

Ouço, ouço o mundo a me chamar/ não sei bem onde é que está/ a felicidade./ sei só que eu quero chegar lá/ construir o meu lugar/ a minha verdade.
Eu vou, esta é a minha geração/ somos mais, mais de um milhão/ um milhão de sonhos/ luz (2x) Luz, é assim que eu quero ser/ é assim que eu vou viver: simplesmente luz
Brilhar, esta é a minha vocação/ é de minha geração, somos incomuns.

Num belo dia Jesus lhe convidou para vir a este nosso mundo com uma missão: ser luz! E que bom que você aceitou...!

Mas, afinal, o que significa a luz na vida de uma pessoa?
Luz é transparência, própria de quem se deixa ver, sem véus e sem fingimentos;
Luz é ser verdadeiro.
Luz é irradiar, é transmitir o que está no mais profundo, é indicar caminhos e alertar para os obstáculos que devemos transpor.

Já pensou se não tivéssemos luz? Já pensou se não tivéssemos a sua luz?

Como é importante ser luz para os outros!
Ser luz é uma das maiores expressões da fraternidade vivida concretamente.

Como é bom ter outras pessoas que são luz para nós!
Você conhece algumas? É claro que sim!
Hoje também é dia de agradecer a todas as pessoas que são luzes para você.
E agradeça a Deus por elas estarem na sua vida.

Hoje você é convidado a dar início a uma nova etapa de sua vida, que lhe exigirá mais, que lhe pedirá mais...
Hoje você inicia uma nova etapa: ser luz além do ambiente familiar.
É o próprio Jesus que nos dá a missão de ser luz da cidade, dos ambientes, da vida diária.

"Vós sois a luz do mundo".


Ser luz é ser alegre, alerta, acordado, vigilante, vibrante, cheio de ardor, de fogo.

A função da luz é fazer enxergar. Por isso, ser luz é fazer o mundo enxergar a presença viva de Deus entre nós, num comportamento de amor, verdade, justiça e paz.

Assim como cantamos a música Geração, devemos espalhar nossa Luz, o nosso desejo de seguir com a missão que Jesus nos concedeu:

Luz, é assim que eu quero ser
é assim que eu vou viver: simplesmente luz
Brilhar, esta é a minha vocação
e de minha geração, somos incomuns.








(Mensagem adaptada de uma participação no aniversário de Gabriela Leite)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Partilha de Conhecimento

Cada vez mais as instituições percebem que o conhecimento precisa ser compartilhado... essa é uma idéia que, com os avanços tecnológicos, está sendo espalhada e tonando-se cultura.
O conhecimento não pode ser utilizado como forma de manipular ou dominar indivíduos, povos ou nações. Precisamos compreender que, quanto mais conhecimento é disponibilizado/democratizado, melhor será o mundo em que vivemos.
A Pearson Education, instituição também ligada a publicação de livros para graduação e pós-graduação, está disponibilizando um site para que visa divulgar e democratizar o conhecimento. Vale a pena visitar e, quem sabe, publicar algo lá...

Vale lembrar que além do copyleftpearson também há outras iniciativas originalmente brasileiras...

VESTIBULAR A DISTÂNCIA DA UNIT... OPORTUNIDADE


Estão abertas as inscrições para o vestibular a Distância da Unit.
Os candidatos podem escolher uma das cinco ofertas: Geografia, História, Letras/Português, Matemática e Gestão da Tecnologia da Informação.
As graduações têm a qualidade e o reconhecimento que fazem da Unit a maior e mais conceituada instituição de ensino superior de Sergipe, com pólos em Sergipe, Alagoas e Brasília.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Lei torna obrigatório o ensino das duas disciplinas nas redes públicas e privadas

Lei torna obrigatório o ensino das duas disciplinas nas redes públicas e privadas

O presidente da República, em exercício, José Alencar, sanciona nesta segunda-feira, 2, às 16h, no Palácio do Planalto, a lei que torna obrigatório o ensino das disciplinas de sociologia e filosofia nas escolas de ensino médio, públicas e privadas. A lei foi aprovada primeiro na Câmara dos Deputados, onde o projeto começou a tramitar em 2003, e no dia 8 de maio deste ano, no Senado.

Para tornar obrigatório o ensino de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio, o Congresso Nacional alterou o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A obrigatoriedade, segundo a lei, entra em vigor a partir da sua publicação no Diário Oficial da União.

Resolução – A inclusão de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio não é novidade para os sistemas estaduais. Em 21 de agosto de 2006, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou uma resolução orientando as redes estaduais de educação, que são responsáveis pelo ensino médio, sobre a oferta das duas disciplinas. A Resolução nº 4/2006, da Câmara de Educação Básica/CNE, ofereceu aos sistemas duas alternativas de inclusão: nas escolas que adotam organização curricular flexível, não estruturada por disciplinas, os conteúdos devem ser tratados de forma interdisciplinar e contextualizada; já para as escolas que adotam currículo estruturado por disciplina, devem ser incluídas sociologia e filosofia. A resolução deu aos sistemas de ensino um ano de prazo para as providências necessárias.